Cursos Técnicos em Agropecuária Integrados ao Ensino Médio

aspectos de sua implementação no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS

Autores

  • Tiago Goulart Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves (IFRS - Bento Gonçalves), Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil, tiago.goulart83@gmail.com
  • Isabel Bilhão Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós Graduação em História da Unisinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil, iabilhao@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63707

Resumo

O artigo trata de aspectos da criação dos cursos técnicos em Agropecuária integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS. Objetiva-se, a partir da análise dos Planos de Curso, cotejar os pressupostos do Ensino Médio Integrado, presentes na legislação e nas discussões teóricas sobre o tema, e as formas de implementação da política nos cursos ofertados nos campi Bento Gonçalves, Ibirubá e Sertão do IFRS. A análise foi feita a partir dos preceitos do método de análise documental próprios do campo da História e, como resultados, busca ampliar a compreensão das formas de interpretação, apropriação e embasamentos de uma macropolítica em um contexto perpassado por características socioeconômicas, históricas e demográficas específicas.      

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Goulart, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves (IFRS - Bento Gonçalves), Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil, tiago.goulart83@gmail.com

Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2019). Atualmente é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves (IFRS - Bento Gonçalves).

Isabel Bilhão, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós Graduação em História da Unisinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil, iabilhao@gmail.com

Doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. professora e pesquisadora na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós Graduação em História da Unisinos.

Downloads

Publicado

20-10-2020

Como Citar

Goulart, T., & Bilhão, I. (2020). Cursos Técnicos em Agropecuária Integrados ao Ensino Médio: aspectos de sua implementação no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS. História Revista, 25(2), 184–202. https://doi.org/10.5216/hr.v25i2.63707