As relações entre as esferas laicas e eclesiásticas na aristocracia da Nortúmbria no século VIII

Resumo

Este artigo propõe-se a analisar as relações entre a aristocracia clerical e a aristocracia laica na Inglaterra Anglo-Saxã, no período conhecido como longo século VIII. A principal hipótese deste artigo é que estes dois grupos também podem e devem ser pensados como parte de uma mesma classe social, sendo esta a classe dominante – a aristocracia. Para demonstrar esta hipótese, o artigo iniciará discutindo como o medievalismo tratou a questão do mundo clerical e como no século XX a ênfase nas dinâmicas internas e estruturas internas ao mundo eclesiástico acabou por progressivamente desvincular este grupo de relações com grupos laicos. Em seguida, para demonstrar como este vínculo deve ser pensado, seguir-se-á a análise de dois estudos de caso em que são possíveis identificar processos de fundação e regência de mosteiros na Nortúmbria. Estes casos são os do mosteiro de Wearmouth, os assim como a carta de Beda ao bispo Ecgberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Rodrigues Da Silva, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
PhD pela University of Leicester, com tese intitulada "The Aristocracy of Northumbria in the long eighth century: Production, circulation, consumption". Mestre pelo PPGH UFF, com dissertação intitulada "A formação da aristocracia na Inglaterra Anglo-Saxônica (séculos VII-VIII)" sob orientação do Prof. Dr. Mário Jorge da Motta Bastos. Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Participa do Núcleo Translatio Studii - Dimensões do Medievo, e também do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (Niep - Marx), no setor dedicado ao estudo das sociedades pré-capitalistas. Durante um ano, realizei pesquisa em âmbito de Pós-Doutorado, sendo bolsista do programa Pós-Doutorado Nota 10 da FAPERJ, pesquisa esta vinculada à Universidade Federal Fluminense. A pesquisa consiste na tradução de obras de Beda, o Venerável para o português diretamente do original latino. Atualmente sou professor substituto na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na cadeira de História Antiga e Medieval. Atua na área de História, com ênfase em História Medieval, sobretudo no que diz respeito à Alta Idade Média. Interesses principais são em Estudos Medievais, Alta Idade Média, Inglaterra Anglo-Saxônica, Arqueologia Medieval, Teoria Social, Teoiria Arqueológica, Tradução de Fontes Históricas, Língua Latina.
Publicado
22-07-2019
Como Citar
Da Silva, R. R. (2019). As relações entre as esferas laicas e eclesiásticas na aristocracia da Nortúmbria no século VIII. História Revista, 24(1), 168 - 183. https://doi.org/10.5216/hr.v24i1.56974