Olhares historicamente construídos sobre a planície pantaneira

Autores

  • Ilsyane do Rocio Kmitta Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Grande Dourados - PPGH/UFGD
  • Débora Fernandes Calheiros

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v19i2/30100

Palavras-chave:

Pantanal, natureza, desenvolvimento.

Resumo

O presente artigo está associado ao projeto de pesquisa, cujo objetivo geral é analisar as transformações ambientais no Pantanal de Corumbá/MS no período que compreende os anos de 1950-1990. A proposta de trabalho está vinculada ao campo de pesquisa da História Ambiental que permite fazer uma breve análise do processo de transformações no Pantanal e como tais mudanças alteraram ao longo do tempo a relação do homem com a natureza na planície pantaneira. A ideia inicial parte de uma reflexão de que as ações não são isoladas e conhecer historicamente tais transformações permite a compreensão de que as modificações, muitas delas provocadas pela implantação de programas de desenvolvimento, provocaram sérios danos aos ecossistemas, afetando o ciclo das águas que são característica inerente dos pantanais.Analisamos que os impactos gerados por essas transformações foram sentidos não apenas na economia como também no meio ambiente e na cultura, desnudando assim, a vulnerabilidade dos pantanais.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilsyane do Rocio Kmitta, Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Grande Dourados - PPGH/UFGD

Doutoranda/pesquisadora

Débora Fernandes Calheiros

Doutora em Ciências, pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura, da Universidade de São Paulo (CENA/USP) e pesquisadora da Embrapa Pantanal

Downloads

Publicado

2015-01-19

Como Citar

KMITTA, I. do R.; CALHEIROS, D. F. Olhares historicamente construídos sobre a planície pantaneira. História Revista, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 188–220, 2015. DOI: 10.5216/hr.v19i2/30100. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/30100. Acesso em: 29 mar. 2024.