Cinema e didática da história: um diálogo com o conceito de cultura histórica de Jörn Rüsen - doi: 10.5216/hr.v17i1.21682

  • Eder Cristiano Souza UFPR
Palavras-chave: Filmes-históricos, Cultura histórica, Narrativa histórica.

Resumo

Discussão acerca do cinema como produtor de narrativas históricas não científicas. Tal apreensão inicia-se a partir do diálogo com o conceito de cultura histórica definido por Jörn Rüsen, observando as implicações estéticas e retóricas da narrativa fílmica como orientadora da vida prática. Propõe-se uma aproximação destas reflexões com os conceitos da didática da história de Rüsen e com os pressupostos teórico-metodológicos da Educação Histórica. O que se visa é apontar os caminhos investigativos em aberto no campo da reflexão sobre o cinema no ensino de história, especificamente com relação à consciência histórica de alunos e professores em relação aos filmes-históricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
18-12-2012
Como Citar
Souza, E. (2012). Cinema e didática da história: um diálogo com o conceito de cultura histórica de Jörn Rüsen - doi: 10.5216/hr.v17i1.21682. História Revista, 17(1). https://doi.org/10.5216/hr.v17i1.21682
Seção
Dossiê