AMIANO MARCELINO E ORÓSIO: CONFLITO ENTRE PARADIGMAS CLÁSSICOS E CRISTÃOS NA HISTORIOGRAFIA TARDO-ANTIGA

Autores

  • Fábio Vergara Cerqueira Professor de História Antiga do Departamento de História e Antropologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (USP), na área de Antropologia da Grécia Ant

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v2i2.10691

Resumo

No presente artigo, procede-se a uma análise de algumas passagens da Rerum Gestarum (XXI, 16; XXV, 4), de Amiano Marcelino, e de Histórias (VII, 28; VIl, 29; VII, 30), de Orósio, com o objetivo de comparar as cosmovisões cristã e pagã que povoam as duas obras enquanto textos historiográficos, ao mesmo tempo em que falam do conflito de paradigmas existentes, em uma época em que o mundo mediterrânico estava rachado em duas humanidades, uma cristã e outra fiel à tradição clássica. Foram escolhidas passagens suscetíveis à comparação, por tratarem, em ambos historiadores, de julgamentos sintéticos das figuras dos imperadores do século IV. Ao julgarem a personalidade e os feitos desses imperadores que lhes são quase contemporâneos ou os antecederam em algumas décadas. Amiano, na perspectiva paga, e Orósio, do ponto de vista cristão, recorrem aos valores mais marcantes dos respectivos universos mentais da época.

Palavras-chave: Historiografia Antiga: Paganismo e Cristianismo: Antigüidade Tardia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-08-01

Como Citar

CERQUEIRA, F. V. AMIANO MARCELINO E ORÓSIO: CONFLITO ENTRE PARADIGMAS CLÁSSICOS E CRISTÃOS NA HISTORIOGRAFIA TARDO-ANTIGA. História Revista, Goiânia, v. 2, n. 2, 2010. DOI: 10.5216/hr.v2i2.10691. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/10691. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos