GOIÁS E A QUESTÃO DA MODERNIDADE: ENTRE A IDEOLOGIA DO PROGRESSO E O ESTADO AUTORITÁRIO

Autores

  • David Maciel Mostrando em História das Sociedades Agrárias pela UFG.

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v2i2.10688

Resumo

O presente artigo aborda a aplicação do projeto de modernidade em Goiás no início do século XX, particularmente entre os anos de 1930 e 1945. Neste período, encaminhado como projeto hegemônico a partir das condições específicas existentes em Goiás e de suas articulações com a realidade nacional, definiu, por sua vez, uma experiência particular de modernidade, em que o moderno combinou-se ao atraso e ao autoritário. Esta particularidade é entendida aqui a partir da análise das condições gerais de desenvolvimento da modernidade, enquanto fenômeno histórico ocidental que se universaliza. Na análise destas condições relacionamos o fenômeno da modernidade com o estabelecimento da sociedade burguesa, com a democracia e com a permanência do atraso.

Palavras-chave: autodestruição inovadora; homem moderno; impulsos liberadores e controladores; ideologia do progresso; integração nacional; Goiás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-08-01

Como Citar

MACIEL, D. GOIÁS E A QUESTÃO DA MODERNIDADE: ENTRE A IDEOLOGIA DO PROGRESSO E O ESTADO AUTORITÁRIO. História Revista, Goiânia, v. 2, n. 2, 2010. DOI: 10.5216/hr.v2i2.10688. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/10688. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos