MANIFESTAÇÕES CAMPONESAS EM GOIÁS: PERSPECTIVAS PARA UMA PESQUISA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Élio Garcia Duarte Professor do Departamento de História e do Mestrado em História das Sociedades Agrárias da Universidade Federal de Goiás. Doutor em História Social pela USP.

DOI:

https://doi.org/10.5216/hr.v6i1.10571

Resumo

Partindo da constatação de que o camponês e sua cultura são tratados de forma marginal, principalmente pelos historiadores, o artigo faz algumas reflexões sobre a história cultural e sobre os conceitos de cultura e de camponês. Ressalta a necessidade do estudo da cultura camponesa como a cultura de uma classe subordinada, que vivência a exploração capitalista, mas que tem suas próprias aspirações, suas práticas e formas de resistências. Por último, o artigo indica alguns elementos para uma pesquisa histórico-cultural das manifestações camponesas em Goiás.

Palavras-chave: Cultura; manifestações camponesas; terra; Goiás.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-07-24

Como Citar

DUARTE, Élio G. MANIFESTAÇÕES CAMPONESAS EM GOIÁS: PERSPECTIVAS PARA UMA PESQUISA HISTÓRICO-CULTURAL. História Revista, Goiânia, v. 6, n. 1, 2010. DOI: 10.5216/hr.v6i1.10571. Disponível em: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/10571. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê