Chamada dossiê vol. 25, n. 2 (mai/ago. 2020)

27-01-2020

História e epistemologia da Educação Profissional

Organização:

Avelino A. de Lima Neto (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) 

Julie Thomas (Université Jean Monnet – Saint Étienne/FrançaCentre Max Weber – UMR 5283)

Olívia Morais de Medeiros Neta (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo: O presente dossiê busca reunir trabalhos de abordagens teórico-metodológicas históricas, historiográficas e/ou epistemológicas que tomam por objetos os tempos, os espaços, memórias e experiências da Educação Profissional e Tecnológica. Diante desse escopo mais amplo, perspectivas interdisciplinares que dialogam com essas abordagens também são bem-vindas. Isto posto, incentivamos o envio de manuscritos nos seguintes eixos:

  1. Epistemologia da Educação Profissional: contribuições acerca da constituição do campo da educação profissional, dos processos histórico-epistemológicos de engendramento históricos às relações trabalho-educação.
  2. História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica: contribuições acerca da história de instituições educativas, sobretudo na esfera do mundo do trabalho; agentes e sujeitos da Educação Profissional (gestores, docentes, técnico-administrativos e discentes); processos de produção, circulação e adoção de memórias em experiências relacionadas ao campo da Educação Profissional; história da política educacional brasileira e das mudanças e tensões socioeconômicas e políticas em desenvolvimento na sociedade contemporânea.

Data limite para submissões de artigos: 31 de maio de 2020