Ättä Edemi Jödö

o ritual cosmosônico de inauguração da casa redonda Ye’kwana

Autores

  • Pablo de Castro Albernaz Universidade Federal de Roraima

Palavras-chave:

Ritual musical, Cosmosônica, Povo Ye’kwana

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever um ritual musical realizado pelos Ye'kwana em 2016, para a construção de sua casa redonda, que não era realizado há anos no Brasil. Os Ye'kwana são um povo de língua caribe cuja população atual é estimada em cerca de 7.000 pessoas, distribuídas em aldeias localizadas na Venezuela e no Brasil. No Brasil, são cerca de 520 pessoas distribuídas em três comunidades localizadas na Terra Indígena Yanomami (TIY), no estado de Roraima. Entendendo a audição como sentido privilegiado para o acesso ao conhecimento e se utilizando de diferentes códigos acústicos, os Ye'kwana constroem suas casas relacionando-as intrinsecamente à cosmologia, aos sons, às danças e às artes verbais. Para pensar sobre essas questões, uso o conceito de cosmosônica, para iluminar a centralidade dos aspectos sonoros na cosmologia desse povo do Caribe.

Referências

ALBERNAZ, P. de C. The Ye’kwana cosmosonics a musical ethnography of a North-Amazon people. Doctoral dissertation. Universitätsbibliothek Tübingen: TOBIAS-lib. 2020.

ARVELO-JIMENEZ, N. Relaciones políticas en una sociedad tribal. México: Instituto Indigenista Interamericano, 1974.

BARANDIARÁN, D. El habitado entre los indios Yekuana. Antropológica, Caracas, n. 16, p. 3-95, 1966.

BEAUDET, J. M. Souffles d’ Amazonie: les orchestres “Tule” des Wayãpi. Nanterre: Société d’ Ethnologie, 1997. (Collection de la Société Française D’ Ethnomusicologie, III).

CIVRIEUX, M. de. Watunna: An Orinoco creation cycle. Edited and translated by David M. Guss. San Francisco: North Point Press, 1980.

COPPENS, W. Las relaciones comerciales de los Yekuana Del Caura-Paragua. Antropológica, Caracas, n. 30, p. 28-59, 1971.

GEERTZ, C. The interpretation of Cultures. New York: Basic Books, 1973.

GIMENES, F. Y. História da construção da casa: cantos tradicionais da cultura Ye’kwana (ädemi). Trabalho de conclusão (Curso Licenciatura Intercultural) – Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2009.

GUSS, D. To weave and sing: art, symbol, and narrative in the South American rain forest. Berkeley: University of California Press, 1990.

HORNBOSTEL, E. M. von; SACHS, C. Classification of Musical Instruments. Galpin Society Journal, v. 14, p. 3-29, 1961 [1914].

KOCH-GRÜNBERG, T. Vom Roroima zum Orinoco. Ergebnisse einer Reise in Nordbrasilien und Venezuela in den Jahren 1911-1913. Zweiter Band. Mythen und Legenden der Taulipang und Arekuna Indianer. Berlin: Dietrich Reimer, 1916.

KOCH-GRÜNBERG, T. Vom Roroima zum Orinoco. Ergebnisse einer Reise in Nordbrasilien und Venezuela in den Jahren 1911-1913. Erster Band. Schilderung der Reise. Berlin: Dietrich Reimer, 1917.

KOCH-GRÜNBERG, T. Vom Roroima zum Orinoco. Ergebnisse einer Reise in Nordbrasilien und Venezuela in den Jahren 1911-1913. Dritter Band. Ethnographie. Stuttgart: Strecker und Schröder, 1923a.

KOCH-GRÜNBERG, T. Vom Roroima zum Orinoco. Ergebnisse einer Reise in Nordbrasilien und Venezuela in den Jahren 1911-1913. Fünfter Band. Typen-Atlas. Stuttgart: Strecker und Schröder, 1923b.

KOCH-GRÜNBERG, T. Vom Roroima zum Orinoco. Ergebnisse einer Reise in Nordbrasilien und Venezuela in den Jahren 1911-1913. Vierter Band. Sprachen. Stuttgart: Strecker und Schröder, 1928.

LEWY, M. Die Rituale areruya und cho’chiman bei den Pemon (Gran Sabana/ Venezuela). Inaugural-Dissertation zur Erlangung des Doktorgrades am Fachbereich Geschichts- und Kulturwissenschaften der Freien Universität Berlin, 2011.

LÉVI-STRAUSS, C. O cru e o cozido (Mitológicas vol. 1). São Paulo: Cosac & Naify, 2004 [1964].

LÉVI-STRAUSS, C. O homem nu (Mitológicas vol. 4). São Paulo: Cosac & Naify, 2011 [1971].

MENEZES BASTOS, R. J. de. A Musicológica Kamayurá. Para uma antropologia da comunicação no Alto Xingú. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1999.

MENEZES BASTOS, R. J. de. Música nas sociedades indígenas das terras baixas da América do Sul: estado da arte. Mana, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 293-316, 2007.

MENEZES BASTOS, R. J. de. A festa da jaguatirica: uma partitura crítico-interpretativa. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013.

MONTARDO, D. L. O. Através do Mbaraka: música e xamanismo guarani. Tese (Doutorado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

PIEDADE, A. T. de C. O canto do Kawoká: música, cosmologia e filosofia entre os Wauja do alto Xingu. Tese (Doutorado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

RIVIÈRE, P. O Indivíduo e a Sociedade na Guiana: Um Estudo Comparativo sobre a Organização Social Ameríndia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001 [1984].

SEEGER, A. Why Suyá Sing: A Musical Anthropology of an Amazonian People. Urbana: University of Illinois Press, 2004.

STEIN, M. R. A. Kyringüé mboraí: os cantos das crianças e a cosmo-sônica Mbyá-Guarani. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

STONE, R. M.; STONE, V. L. Event, Feedback, and Analysis: Research Media in the Study of Music Events. Ethnomusicology, v. 25, n. 2, p. 215-225, 1981.

SZTUTTMAN, R. Comunicações alteradas: festa e xamanismo na Guiana. Cadernos de Campos, São Paulo, n. 4, p. 29-49, 2003.

Downloads

Publicado

2021-01-20

Como Citar

ALBERNAZ, P. de C. Ättä Edemi Jödö: o ritual cosmosônico de inauguração da casa redonda Ye’kwana. Hawò, Goiânia, v. 1, p. 1–31, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/hawo/article/view/66062. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Corpo em Dança: transformações, ritmos e lugares