DIAGNÓSTICO DO CONHECIMENTO ETNOECOLÓGICO DE PESCADORES EM BACIAS HIDROGRÁFICAS DO SEMIÁRIDO PARAIBANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.i39.66849

Resumo

A pesca é uma das atividades de subsistência mais antigas, tendo a pesca artesanal um destaque por sua tradicionalidade, promovendo assim um acúmulo de conhecimento peculiar aos desenvolvedores dessa atividade. Deste modo, o estudo teve como objetivo investigar conhecimento etnoecológico e a percepção dos pescadores sobre dinâmica de pesca em duas bacias hidrográficas do Estado da Paraíba. As informações foram coletadas por meio de questionários semiestruturados, durante os meses de julho e dezembro de 2019 e julho de 2020. Os dados coletados foram compilados e analisados por bacia hidrográfica, sendo identificado as percepções sobre a comunidade de peixes e o índice de saliência (IS) para as etnoespécies conhecidas. Foram identificadas 15 principais etnoespécies de peixes, tendo a bacia do Rio Piranhas uma maior diversidade. Apesar da composição de espécies apresentar predominância de espécies nativas houve preferência de utilização de espécies introduzidas, como Tilápia (ISPa=0,95, ISPi=0,65) e Tucunaré (ISPi=0,72) em ambas as bacias. Os principais reguladores da disponibilidade de peixes para as bacias foram o regime pluviométrico e a prática de peixamento. Com isso podemos observar que apesar das distinções profissionais das comunidades entre as bacias hidrográficas, o conhecimento ecológico sobre a dinâmica de pesca foi similar distinguindo-se apenas na especialização de pesca e a utilização de outras espécies, além da Tilápia-do-Nilo, no suprimento do estoque pesqueiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janiele França Nery, Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Campina Grande, Paraíba, Brasil

Bióloga (UEPB), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPB), Doutora em Ciências Ambientais (UEM) e Pesquisadora do Núcleo de Recursos Hídricos (INSA)

Wilza da Silva Lopes, Instituto Nacional do Semiárido (INSA), Campina Grande, Paraíba, Brasil

Engenheira Sanitarista e Ambiental (UEPB), Mestre em Engenharia Civil e Ambiental  (UFCG), Doutora em Engenharia Ambiental (UEPB) e Pesquisadora do Instituto Nacional do Semiárido (INSA).

Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-19

Como Citar

MOURA NERY, Gleydson Kleyton; FRANÇA NERY, Janiele; SILVA LOPES, Wilza. DIAGNÓSTICO DO CONHECIMENTO ETNOECOLÓGICO DE PESCADORES EM BACIAS HIDROGRÁFICAS DO SEMIÁRIDO PARAIBANO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 39, 2021. DOI: 10.5216/revgeoamb.i39.66849. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/66849. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos