ANÁLISE GEOAMBIENTAL DA SUB-BACIA DO RIACHO DA BARRA AFLUENTE DO RIO PARAÍBA NORDESTE DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.i39.64048

Resumo

Os estudos ambientais são cerne de discussão da ciência contemporânea, com destaque a Geografia visando explicar, como os elementos da paisagem estão relacionados. O presente estudo tem como objetivo realizar uma análise geoambiental, objetivando caracterizar, mapear e analisar os componentes geoambientais da sub-bacia do Riacho da Barra, afluente do Rio Paraíba, Nordeste do Brasil. Para tal foram realizados os seguintes procedimentos metodológicos: Aquisição das imagens e processamento digital das imagens e realização de trabalhos de campo para validação do mapeamento. A sub-bacia do riacho da Barra possui área de 29,5km² e clima tropical quente e seco. A base geológica do Complexo Granitóide-cristalina possui cotas altimétricas, com pouca variação de altitude, com relevos planos e vales em “U” e, sobretudo, a baixa declividade, reforçam a ideia de que a sub-bacia seja pouco propicia a processos erosivos e consequentemente impactos nos corpos hídricos. O presente estudo fornece informações sobre a área, bem como um banco de dados dos componentes geoambientais. A existência de Neossolos litólicos, solos pedregosos, típicos de regiões semiáridas, composto por material grosseiro e rasos, facilita o escoamento superficial e dificulta o processo de retenção de água na sub-bacia, e, por conseguinte, a vazão do rio. As altas temperaturas da região também influenciam no balanço hídrico da sub-bacia, visto que grande parte das águas que chegam no seu leito são devolvidas à atmosfera através da evaporação. Reforça-se, portanto, o papel das geotecnologias nos estudos geoambientais, sobretudo na região semiárida do Brasil, objetivando o ordenamento espacial e gestão dos recursos hídricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

WÍLIAN FERNANDES PEREIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG), Campina Grande, Paraíba, Brasil

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é professor da Rede Estadual do estado da Paraíba

THAÍS MARA SOUZA PEREIRA, Universidade Federal do Pernanbuco (UFPE), Programa de Pós-Graduação em Geografia, Recife, Pernanbuco, Brasil

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2019). Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG (2016). Integrante do grupo de pesquisa Paisagem e Geossitemas - PAISAGEO pela Universidade Federal de Pernambuco e do Grupo de Pesquisa Gestão e Ordenamento Ambiental - GEOAMB pela Universidade Federal de Campina Grande. Possui experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Biogeografia, Geossistemas e Análise Integrada da Paisagem. Atua na área de Monitoramento, sustentabilidade ambiental e levantamentos florísticos. Atualmente, é pesquisadora da Associação dos Profissionais em Agroecologia-APA.

DÉBORA COELHO MOURA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG), Campina Grande, Paraíba, Brasil

Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1997), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), doutora em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Prof. Associada da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Ecologia de Abelhas e da Polinização, Comunidade Abelha e Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: Abelhas como Bioindicador e Regeneração Ambiental da Caatinga. Membro do Bureau Diretivo, do CONSELHO NACIONAL DA RESERVA DA BIOSFERA DA CAATINGA, como titular da Comissão Científica.

JOSÉ ANTÔNIO VILAR PEREIRA, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Programa de Pós-Graduação em Geografia, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), graduado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), membro do grupo de pesquisas Cartografia Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (CAGEOS), da Universidade Federal de Campina Grande.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-19

Como Citar

FERNANDES PEREIRA, WÍLIAN; SOUZA PEREIRA, THAÍS MARA; COELHO MOURA, DÉBORA; VILAR PEREIRA, JOSÉ ANTÔNIO. ANÁLISE GEOAMBIENTAL DA SUB-BACIA DO RIACHO DA BARRA AFLUENTE DO RIO PARAÍBA NORDESTE DO BRASIL. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 39, 2021. DOI: 10.5216/revgeoamb.i39.64048. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/64048. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos