CARACTERIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO FLORESTAL EM MATAS CILIARES REALIZADOS POR AGRICULTORES FAMILIARES DA REGIÃO DE ITABOCAL, IRITUIA - PA

Autores

  • Diego de Mendonça Costa Universidade Federal do Pará
  • Lívia de Freitas Navegantes Alves Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.vi37.62651

Resumo

Agricultores familiares do Nordeste do Pará têm se destacado pela implementação de experiências voltadas para a recuperação florestal. O estudo buscou compreender como vem sendo feita a recuperação das matas ciliares em seus estabelecimentos agrícolas, considerando a sua importância para o meio ambiente e a relação que tem sido estabelecida entre essas áreas, as populações rurais amazônicas e seus recursos hídricos. Para tal, realizou-se pesquisa de campo em Itabocal, zona rural do município de Irituia, Nordeste do Pará. A pesquisa baseou-se em princípios da abordagem sistêmica e da interdisciplinaridade. A conservação dos cursos d'água locais destacou-se como o aspecto que mais influenciou a recuperação florestal de matas ciliares. Caracterizou-se como foram estabelecidos os diferentes processos de recuperação florestal nessas áreas, dividindo-os em três categorias: Enriquecimento de Capoeira, Regeneração Natural e Sistemas Agroflorestais – SAF. A ausência de políticas públicas de incentivo foi apontada como o principal obstáculo para recuperação destas vegetações. Concluiu-se que a relevância da recuperação das matas ciliares procede da estreita relação que a população local, assim como os povos amazônicos em geral, possui com suas águas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-07-05

Como Citar

DE MENDONÇA COSTA, Diego; DE FREITAS NAVEGANTES ALVES, Lívia. CARACTERIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO FLORESTAL EM MATAS CILIARES REALIZADOS POR AGRICULTORES FAMILIARES DA REGIÃO DE ITABOCAL, IRITUIA - PA. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 37, p. 181–201, 2020. DOI: 10.5216/revgeoamb.vi37.62651. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/62651. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos