RELAÇÃO ENTRE O USO DA TERRA E VARIÁVEIS LIMNOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IBICUÍ DA ARMADA-RS

Autores

  • Janderlei Dal Osto Universidade Federal de Santa Maria
  • Gisieli Kramer Universidade Federal de Santa Maria
  • Waterloo Pereira Filho Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.vi37.61714

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a relação entre variáveis limnológicas e diferentes modelos de usos da terra na bacia hidrográfica do Rio Ibicuí da Armada, RS. A metodologia consistiu em utilizar imagens do sensor MSI a bordo do satélite SENTINEL 2 para gerar os mapas de uso da terra. As classes de uso da terra foram definidas como: Área Antrópica Agrícola, Área descoberta, Área Florestal, Vegetação Campestre, Água e Área urbana. As variáveis limnológicas analisadas foram: potencial hidrogeniônico, total de sólidos em suspensão e turbidez. Para a aquisição dos dados limnológicos foram realizadas 2 missões de campo nos meses de novembro de 2018 e março de 2019, em 2 pontos amostrais localizados no sistema hídrico da bacia hidrográfica do rio Ibicuí. Os mapas de uso da terra mostraram modificações entre os meses analisados, principalmente em áreas agrícolas pois a área de estudo tem na agropecuária sua base econômica. As fases agrícolas influenciaram nas variáveis limnológicas pH, TSS, Turbidez. Dessa forma, os resultados do presente trabalho ressaltam a importância de que a análise do ambiente hídrico considere o contexto do uso da terra na bacia hidrográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisieli Kramer, Universidade Federal de Santa Maria

Geógrafa, doutoranda no programa de pós-graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (Bolsista FAPERGS/CAPES). Pesquisadora voluntária no Núcleo de Inteligência Territorial pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu - PTI-BR. Conteudista de educação a distância. Mais de cinco anos de experiência na docência do ensino superior, com ênfase em geoprocessamento, sensoriamento remoto, geologia, gestão ambiental, sustentabilidade, confecção de mapas, educação ambiental e metodologia da pesquisa. Em 2015 foi contemplada com menção honrosa como melhor professora da disciplina de Metodologia da Pesquisa, pela Universidade Paranaense. Experiência em curso de pós-graduação de perícia, auditoria e gestão ambiental. Experiência nos cursos de graduação de Gestão Ambiental, Sistemas de Informação e Pedagogia. Atuou como coordenadora de estágios supervisionados, monitorias e tutorias acadêmicas,de projetos de extensão e de pesquisa. É Mestre em Geografia (2009) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em 2007 realizou mestrado-sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (São José dos Campos-SP). Especialista em Perícia, auditoria e Gestão Ambiental. Formada em Geografia pela UFSM início de 2007.

Waterloo Pereira Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Geógrafo pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela University of Victoria - Canadá. Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto, atua principalmente nos seguintes temas: Limnologia, Uso da Terra e Geotecnologias. 

Arquivos adicionais

Publicado

2020-06-16

Como Citar

DAL OSTO, Janderlei; KRAMER, Gisieli; PEREIRA FILHO, Waterloo. RELAÇÃO ENTRE O USO DA TERRA E VARIÁVEIS LIMNOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IBICUÍ DA ARMADA-RS. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 37, p. 56–72, 2020. DOI: 10.5216/revgeoamb.vi37.61714. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/61714. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos