GERENCIAMENTO DA ÁGUA E O IMPACTO NA SAÚDE DA POPULAÇÃO DO BAIRRO SANTA MARGARIDA, DO MUNICÍPIO DE SALGUEIRO, PERNAMBUCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i34.58753

Resumo

O presente artigo busca compreender as doenças de veiculação hídrica, no Bairro Santa Margarida, localizado no município de Salgueiro – PE, identificando o tipo de acesso, o armazenamento e a qualidade da água potável. Para isto, foram solicitados da vigilância epidemiológica do município, dados referentes ao quantitativo de casos confirmados das principais doenças, no período de 2015 a 2017 e aplicado um questionário semiestruturado em 66 residências. Os resultados revelaram que a maioria da população possui água encanada nas residências, porém com uma duração média de 3 dias por semana, o que os obriga a armazenar água, muitas vezes em recipientes não adequados e nem sempre tampados e limpos com frequência, contribuindo para a proliferação de doenças. Por considerarem a água que chega às torneiras de boa qualidade, muitos acabam consumindo ou higienizando os alimentos da forma como a mesma lhe é fornecida, colocando em risco a saúde pública local. Dentre as doenças mais comuns, estão diarreia e dengue o que torna necessária a efetivação das campanhas educativas e de políticas públicas que possam garantir à população o direito de acesso total ao saneamento básico adequado. 

 

PALAVRAS-CHAVE: Saúde pública, armazenamento de água, doenças de veiculação hídrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-08-30

Como Citar

GONÇALVES E SÁ, Ádilla Katarinne; DE OLIVEIRA, Eduardo José Alécio; DA SILVA, Ronaldo Faustino; RODRIGUES, Sofia Suely Ferreira Brandão. GERENCIAMENTO DA ÁGUA E O IMPACTO NA SAÚDE DA POPULAÇÃO DO BAIRRO SANTA MARGARIDA, DO MUNICÍPIO DE SALGUEIRO, PERNAMBUCO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 34, p. 87–102, 2019. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i34.58753. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/58753. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos