USO DO ÍNDICE DE POSIÇÃO TOPOGRÁFICA PARA CLASSIFICAÇÃO DE ELEMENTOS GEOMORFOLÓGICOS DA BACIA DO RIO DAS ANTAS, IRATI – PARANÁ

Autores

  • Milena Rodrigues Mudre Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná / Estudante de graduação
  • Julio Manoel França da Silva Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná / Professor Adjunto

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i34.57831

Resumo

O presente trabalho é embasado pelo Índice de Posição Topográfica (IPT) para classificação de elementos geomorfológicos da Bacia do Rio das Antas – integrante do sistema hidrográfico do Alto da Bacia do Rio Tibagi, no estado do Paraná. Tais elementos foram gerados visando a obtenção de informações correspondentes a complexidade topográfica da área de estudo, sendo acompanhados de testes de validação em campo para definição de um índice representativo das suas características particulares. Dentre os dados testados, o IPT gerado a partir de janela de vizinhança de 15 metros de raio foi a que apresentou maior compatibilidade à validação de campo, possibilitando o mapeamento das seguintes classes de posição topográfica: Topos e Cristas, Vertentes superiores, Vertentes intermediárias, Áreas planas, Vertentes rebaixadas e Vales fluviais. Apesar de não ser o objetivo principal do trabalho, verificou-se, preliminarmente, que tais classes de IPT possuem significativa associação com outros aspectos do meio físico que, no entanto, necessitam ser mais bem esmiuçadas para avaliação dos graus de correlação. De qualquer forma, evidencia-se o grande potencial de uso deste índice para análise de elementos geográficos que possuem, potencialmente, vínculo espacial com a complexidade topográfica da área estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Rodrigues Mudre, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná / Estudante de graduação

Graduanda do curso de Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) – Campus Irati, desenvolvendo pesquisa de Iniciação Científica nas áreas de Geomorfometria, Cartografia Geomorfológica e Geodiversidade.

Julio Manoel França da Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná / Professor Adjunto

GEÓGRAFO (Bacharel e Licenciado) graduado na UFPR - Universidade Federal do Paraná (2007), instituição onde obteve os títulos de MESTRE (2010) e DOUTOR (2016) em Geografia, ambos na linha de pesquisa PAISAGEM E ANÁLISE AMBIENTAL. Atuou como consultor ambiental, analista de geoprocessamento, editor de cartografia e docente no ensino básico, técnico e superior. Desde 2012 é Professor/Pesquisador da UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Setor de Ciências Agrárias e Ambientais, Departamento de Geografia.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-08-24

Como Citar

MUDRE, Milena Rodrigues; FRANÇA DA SILVA, Julio Manoel. USO DO ÍNDICE DE POSIÇÃO TOPOGRÁFICA PARA CLASSIFICAÇÃO DE ELEMENTOS GEOMORFOLÓGICOS DA BACIA DO RIO DAS ANTAS, IRATI – PARANÁ. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 34, p. 37–50, 2019. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i34.57831. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/57831. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos