MAPEAMENTO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E O CONFLITO COM ÁREAS DE USO DA TERRA, CATALÃO (GO)

Autores

  • Antonio Santiago da Silva Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Geografia, Prograd
  • Roberto Rosa Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i35.56956

Resumo

Este estudo trata de avaliar o conflito entre o uso e a cobertura da terra em Áreas de Preservação Permanente (APPs) no município de Catalão (GO), considerando critérios estabelecidos pela legislação brasileira. Depois de consultar e analisar todo o aparato legal ambiental, utilizou-se de procedimentos realizados no SIG QGIS para mapear as APPs, a delimitação das faixas marginais de APPs de declividade, topo de morro, drenagem, nascentes, barramentos e veredas conforme a largura, obtidos no mapa de APPs. Para quantificar e avaliar as áreas em conflito, foi realizada a álgebra de mapas, a sobreposição do uso da terra e o mapa de APPs. De acordo com o mapeamento das APPs elaborado da área total, a classe denominada cobertura vegetal nativa apresentou a porcentagem de 75,94%, sendo as maiores áreas com práticas inadequadas de uso da terra que geraram conflito representadas pelas classes de pastagens (13,33%) e de culturas agrícolas (8,43%), confirmando-se como as parcelas mais extensas no processo de antropização (juntas somam 24,6%). A redução das áreas de vegetação nativa em APPs causa fragmentação de fragmentos importantes, que também dificulta ou impossibilita a formação de corredores ecológicos, a manutenção da qualidade ambiental de todo ecossistema e o suprimento de água ao município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Santiago da Silva, Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Geografia, Prograd

Geógrafo (bacharel e licenciado) pela Universidade Federal de Goiás (2008); Especialista em Artes Visuais: cultura e criação pela Faculdade de Tecnologia Senac Goiás (2013); Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2018). Atualmente é técnico laboratório Diagramador da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Geografia com ênfase em Cartografia e Geoprocessamento; na área de Artes, com ênfase em Design gráfico, atuando principalmente em projetos gráficos, identidade visual, diagramação em suporte impresso e digital (1997).

Roberto Rosa, Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Maria (1983), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1987), doutorado em Ciências (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1995) e Pós-Doutorado em Geociências Aplicadas pela Universidade de Brasilia (2012). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia. Foi membro do Comitê de Redação da Revista Internacional de Ciência e Tecnologia da Informação Geográfica (GeoFocus), Membro do Comitê Avaliador da Revista Sociedade & Natureza, Membro do Corpo de Consultores da Revista Geografia (Londrina). Foi Editor da Revista Sociedade & Natureza (2004-2007), membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal de Uberlândia (2004-2011), do Conselho Editorial da Revista Terra Livre (2004-2006). Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IG/UFU), Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (ICIAG/UFU), Programa de Pós-Graduação em Geografia (FACIP/UFU), onde possui orientandos de mestrado e doutorado. Participou do Projeto Mapeamento do Uso do Solo e Cobertura Vegetal Bioma Cerrado Ano -Base 2002 (PROBIO). Atuou como Avaliador da Exatidão nos Projetos Mapeamento do Uso e Cobertura da Terra no Cerrado - Projeto TerraClass Cerrado 2013 e no Projeto Monitoramento do Desmatamento dos Biomas Brasileiros por Satélite (Cerrado), projetos estes coordenados pelo Ministério do Meio Ambiente. Atua nas áreas de Sensoriamento Remoto e Geotecnologias, com ênfase nas questões ambientais.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-12-17

Como Citar

SILVA, Antonio Santiago da; ROSA, Roberto. MAPEAMENTO DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E O CONFLITO COM ÁREAS DE USO DA TERRA, CATALÃO (GO). Geoambiente On-line, Goiânia, n. 35, p. 92–113, 2019. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i35.56956. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/56956. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos