GÊNESE DA RACIONALIDADE AMBIENTAL UTÓPICA

Autores

  • MUNIR JORGE FELÍCIO Pesquisador credenciado na Cátedra UNESCO de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i32.53452

Resumo

O desafio deste texto consiste em incentivar o trabalho do pesquisador interdisciplinar ao contribuir na descoberta e/ou na criação de novas áreas e novos significados para ampliar sua compreensão sobre a questão ambiental. A racionalidade ambiental utópica dinamizará a sistematicidade e a complexidade por entender a questão ambiental como a desproporcionalidade do uso dos recursos naturais em atender as necessidades humanas básicas ou artificiais. Diante da escassez e do limite dos recursos naturais o desafio consiste em ampliar tais recursos e não esgotá-los como vem promovendo o avanço do sistema capitalista desde a Revolução Industrial. A racionalidade ambiental utópica não só é desejável como possível, desde que se compreendam os laços coercíveis da racionalidade econômica juntamente com as possibilidades de se lançar um novo itinerário cujo trajeto provoque rupturas com a ordem existente. Tentar elucidar este itinerário foi o objetivo principal deste texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MUNIR JORGE FELÍCIO, Pesquisador credenciado na Cátedra UNESCO de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial

Graduado em Filosofia, Teologia e Direito

Mestre em Educação

Doutor em Geografia

Referências

FLECK, Ludwik. Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico. Introdução à doutrina do estilo de pensamento e do coletivo de pensamento. Belo Horizonte: Fabrefactum Editora, 2010.

HEISENBERG, Werner. A Parte e o Todo: encontros e conversas sobre física, filosofia, religião e política. 5ª reimp. Rio de Janeiro: Contraponto, 2011.

HUSSERL, Edmund. A Idéia da Fenomenologia Lisboa: Edições 70, 1986.

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1985

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 9ª ed. 1ª reimp. São Paulo: Editora Perspectiva, 2009.

LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

2018-12-29

Como Citar

FELÍCIO, MUNIR JORGE. GÊNESE DA RACIONALIDADE AMBIENTAL UTÓPICA. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 32, 2018. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i32.53452. Disponível em: https://revistas.ufj.edu.br/geoambiente/article/view/53452. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos