MUSEU DE GEOCIÊNCIAS (UNICENTRO / CAMPUS IRATI): CONTRIBUINDO PARA A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E INCENTIVANDO A PESQUISA CIENTÍFICA E A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO NATURAL

Autores

  • Luiz Carlos Basso Universidade Estadual do Centro-Oeste do PR, Campus Irati
  • Ana Maria Charnei Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná
  • Ângela Guedes Moreira Lara Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná
  • Julio Manoel França Silva Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i28.44654

Resumo

Este trabalho busca visa apresentar a trajetória do projeto Museu de Geociências da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), Campus Irati, ao longo dos primeiros quinze anos de atividade com destaque para as ações educativas não formal de extensão universitária e pesquisa sobre o Patrimônio Natural de Irati e municípios circunvizinhos. Desde a sua criação, em 1997,o Museu iniciou coleção didática científica com exemplares taxidermizados da avifauna regional, fósseis, rochas e minerais. Desenvolveu exposições permanentes, temporárias, itinerantes, oficinas, minicursos, palestras e empréstimo de sua coleção didática para a comunidade estudantil, tendo atingido um público considerável, despertando a curiosidade e a consciência ambiental. Contanto com reserva técnica, laboratório de taxidermia, amplo acervo geológico (rochas, minerais e fósseis) e espaço expositivo próprio, o projeto, já institucionalizado academicamente, busca o credenciamento junto ao Conselho Estadual de Museus (COSEM), ampliando as parcerias e ações extensionistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Basso, Universidade Estadual do Centro-Oeste do PR, Campus Irati

Professor do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO, Campus Universitário de Irati/PR desde 02 de abril de 1990. Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR (1989), Especialista em CARTOGRAFIA - TÉCNICAS DE INTERPRETAÇÃO DAS INFORMAÇÕES DO MEIO FÍSICO, pela Universidade Estadual do Centro - Oeste UNICENTRO -FAFIG - GUARAPUAVA PR (1993), Mestre em EDUCAÇÃO, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG - Ponta Grossa - PR (2002).

Referências

AZEVEDO, M. D. P. Conservação de coleções geológicas utilizando o acervo do Museu de Geociências da USP. Dissertação de Mestrado. São Paulo, 2013

BARRETO, M. Turismo e legado cultural. Campinas: Papirus, 2003.

BOMFIM, S.R.M. Espaço educativo não formal: práticas na escola pública. Monografia, 2014. Disponível: . Acesso: 10 dez. 2015.

COSTA, E. P. Princípios básicos da Museologia. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura; 2006.

FIGURELLI, G.R. Articulações entre educação e museologia e suas contribuições para o desenvolvimento do ser humano. Revista do PPG-PMUS, vol. 4 n. 2, 2011. Disponível: .

Acesso: 04 jan. 2016.

JACOBUCCI, D.F.C. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Revista Em Extensão v. 7, 2008.

LIMA, D.F.C. Museologia-Museu e Patrimônio, Patrimonialização e Musealização: ambiência de comunhão. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi Ciências Humanas. v.7, n.1, p.31-50, jan-abr, 2012. Disponível: . Acesso: 04 ago. 2015.

MARANDINO, M. Museus de ciências como espaços de educação: In: Museus : dos gabinetes de curiosidades `a museologia moderna. Belo Horizonte: Argumentum. p. 165-176. 2005.

OLIVEIRA, E.R. Parâmetros científicos de avaliação do estado de conservação de espécimes de taxidermia artística para museus e coleções: aplicação do método no acervo do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter. Monografia, Universidade Federal de Pelotas, RS, 2010. Disponível: <https://museologiaufpel.files.wordpress.com/2010/09>. Acesso: 10 set. de 2015.

QUEIROZ, R.M.; TEIXEIRA, H.B.; VELOSO, A.S.; TERÁN, A.F. QUEIROZ, A.G. A caracterização dos espaços não formais de educação científica para o ensino de ciências. Disponível: . Acesso: 19 nov. 2015.

SANTOS, M.C.T.M. Processo museológico e educação: construindo um museudidático-comunitário. Cadernos de Sociomuseologia 7, Lisboa: ULHT, 1996.

SEPÚLVEDA, L. Ação Educativa em Museus. Apostila do 5º módulo do curso Dinamizando o Museu-Coordenação do Sistema Estadual de Museus – PR. Apostila do 4º módulo do curso Dinamizando o Museu-Coordenação do Sistema Estadual de Museus – PR, 2003.

TERÁN, A.F; SANTOS, S.C.S. O uso da expressão espaços não formais no ensino de ciências. Revista Amazônica de Ensino de Ciências 11, p. 01-15, 2013.

Downloads

Publicado

2017-06-14

Como Citar

BASSO, L. C.; CHARNEI, A. M.; MOREIRA LARA, Ângela G.; FRANÇA SILVA, J. M. MUSEU DE GEOCIÊNCIAS (UNICENTRO / CAMPUS IRATI): CONTRIBUINDO PARA A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E INCENTIVANDO A PESQUISA CIENTÍFICA E A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO NATURAL. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 28, 2017. DOI: 10.5216/revgeoamb.v0i28.44654. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/geoambiente/article/view/44654. Acesso em: 22 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos