Sobre a Revista

Foco e Escopo

Geoambiente on-line é uma revista do Departamento de Geografia, publicada semestralmente pela UFJ/UFG e de divulgação exclusiva on-line. É uma revista científica a nível nacional e internacional que pretende publicar artigos, resenhas, trechos de teses, dissertações, monografias e artigos de natureza teórico-metodológica, procurando manter um nível de exigência e qualidade, ligada às ciências humanas e ambientais.

Esta revista dirige-se à toda comunidade cientifica e publicará essencialmente artigos em Português e Espanhol, aceitando-se também trabalhos em Inglês e Frances. Geoambiente on-line é uma aposta na interdisciplinaridade para que ocorra o intercâmbio de ideias e a colaboração entre pesquisadores das mais diversas disciplinas, convertendo-se em um foro de debate interdisciplinar.

O material publicado pela revista poderá ser reproduzido para uso pessoal e acadêmico, desde que citada a fonte, incluindo a URL da revista. As opiniões expressas nos artigos e resenhas são de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Caso o número de artigos enviados ultrapasse a oito em cada semestre, ou através da realização de algum evento cientifico de porte nacional ou internacional, Geoambiente on-line poderá lançar edições especiais durante o ano.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista conta com um grupo de especialistas de notório saber.
Os originais serão submetidos à aprovação de avaliadores, especialistas reconhecidos nos temas tratados. Os trabalhos são enviados a dois ou mais especialistas, conforme a necessidade requerida pela temática, sem a identificação de autoria, como forma de garantir um parecer isento de qualquer influência. Após a avaliação, se aprovados, os papers são encaminhados ao Comitê Editorial, que fará a seleção dos artigos a serem publicados.
O processo de seleção de artigos para publicação envolve um prazo máximo de 120 dias a partir da data de submissão do autor.

As submissões são avaliadas a partir dos critérios abaixo relacionados:

  • Estrutura formal do trabalho
    • Correção, clareza e coerência de linguagem
    • Adequação e qualidade das tabelas, gráficos e ilustrações
  • Estrutura conceitual do trabalho
    • Clareza e articulação dos conceitos e de ideais
    • Atualização dos conceitos
    • Originalidade
    Outros aspectos que julgar relevante.

 

Periodicidade

Periodicidade quadrimestral.

Geoambiente On-line foi uma publicação semestral até dezembro de 2017. Em2018, a periodicidade passou para quadrimestral. Geoambiente On-line não publica dossiês, resenhas e trabalhos apresentados em eventos acadêmicos.

 

Indexação

De acordo com a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (<https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), o periódico foi classificado como QUALIS B-2 na área de Geografia e B-2 na área interdisciplinar. O periódico está indexado nas seguintes bases de dados: Redalyc, Latindex, Dialnet, DOAJ, Geodados, LIVRE, Periódica, Portal de Periódicos CAPES, PKP Index.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.revistas.ufg.br e http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

 

 

Sponsors

APOIO

Portal de Periódicos Eletrônicos da Universidade Federal de Goiás.

 

  • Universidade Federal de Goiás