Programa de Educação Tutorial na formação de enfermeiros: reflexões de egressos

Autores

  • Hélio Galdino Júnior Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, helio_junior@ufg.br. https://orcid.org/0000-0002-5570-8183
  • Jamile Silva Vieira Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, jamilesilvera@gmail.com. https://orcid.org/0000-0001-8366-3595
  • Marise Ramos de Souza Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, marise@ufg.br. https://orcid.org/0000-0002-5361-7819
  • Cristiane José Borges Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí, Goiás, Brasil, cristiane_borges@ufg.br. https://orcid.org/0000-0002-5846-0750
  • Marcelo Medeiros Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, marcelo@fen.ufg.br.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v23.62257

Palavras-chave:

Educação Superior, Tutoria, Enfermagem, Educação em Enfermagem, Educação Interprofissional

Resumo

Objetivo: identificar as contribuições do Programa de Educação Tutorial na vida acadêmica e profissional segundo egressos da graduação em Enfermagem. Método: Pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa com 11 egressos de um grupo PET Enfermagem de uma universidade pública do Centro-Oeste brasileiro. Os dados foram coletados entre novembro de 2018 e abril de 2019, utilizando-se da entrevista semiestruturada e analisados à luz da modalidade temática da análise de conteúdo. Resultados: a análise dos dados resultou nas seguintes categorias habilidades pessoais e interpessoais, formação profissional e formação cidadã. Entre as habilidades e potencialidades desenvolvidas pelos egressos estão em destaque a comunicação, trabalho em equipe, liderança, construção de currículo promissor e o exercício da cidadania. Conclusão: o Programa de Educação Tutorial, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, tem favorecido o desenvolvimento de habilidades e competências imprescindíveis para a atuação do enfermeiro no mercado de trabalho atual.

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Publicado

24/05/2021

Como Citar

1.
Galdino Júnior H, Vieira JS, Souza MR de, Borges CJ, Medeiros M. Programa de Educação Tutorial na formação de enfermeiros: reflexões de egressos. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 24º de maio de 2021 [citado 28º de março de 2024];23:62257. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/62257

Edição

Seção

Artigo Original