Conhecimento dos enfermeiros da Saúde da Família sobre os Transtornos Psíquicos no Período Puerperal

Autores

  • Eveline Ponchet Alves
  • Priscilla Maria de Castro Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Elisângela Braga Azevedo Universidade Federal da Paraíba
  • Maria de Oliveira Ferreira Filha Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i3.9787

Palavras-chave:

Transtornos Mentais, Período Pós-Parto, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Os transtornos psíquicos puerperais são alterações mentais que podem começar dentro de dias ou semanas após o parto e se manifestam por desequilíbrios de humor psicóticos e não psicóticos. Este trabalho objetivou analisar o conhecimento dos enfermeiros da Saúde da Família sobre os transtornos psíquicos associados ao período puerperal e as intervenções necessárias ao acolhimento dessas demandas. Estudo exploratório-descritivo, realizado com dez enfermeiros de Campina Grande – PB, em 2009. O material empírico foi coletado através de entrevista semiestruturada e tratado através da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os enfermeiros possuem pouco conhecimento sobre os transtornos psíquicos puerperais, desconsiderando a importância da intervenção precoce para minimizar os danos decorrentes dos mesmos para a saúde da mãe e do bebê. Conclui-se que é imprescindível uma atualização para estes profissionais para que possam ter maior conhecimento sobre a temática, intervindo na prevenção desses transtornos e consequentemente fortalecendo o processo de cuidar.

Descritores: Transtornos Mentais; Período Pós-Parto; Cuidados de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eveline Ponchet Alves

Enfermeira. Campina Grande, PB, Brasil. E-mail: elisaaz@terra.com.br.

Priscilla Maria de Castro Silva, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Auxiliar I, Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, PB, Brasil. E-mail: priscillamcs@hotmail.com.

Elisângela Braga Azevedo, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, UFPB. Campina Grande, PB, Brasil. E-mail: elisaaz@terra.com.br.

Maria de Oliveira Ferreira Filha, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto IV, UFPB. Campina Grande, PB, Brasil. E-mail: marfilha@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

30/09/2011

Como Citar

1.
Alves EP, Silva PM de C, Azevedo EB, Ferreira Filha M de O. Conhecimento dos enfermeiros da Saúde da Família sobre os Transtornos Psíquicos no Período Puerperal. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de setembro de 2011 [citado 29º de março de 2024];13(3):529-36. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/9787

Edição

Seção

Artigo Original