Efeito das ações de promoção do aleitamento na duração da amamentação em duas filiações maternas

Autores

  • Danubia Kelen Ceron
  • Fernanda de Oliveira Lazzaretti
  • Ana Maria Bellani Migott Universidade de Passo Fundo
  • Lorena Teresinha Consalter Geib Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v14i2.9423

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Desmame, Políticas Públicas de Saúde, Análise de Sobrevida, Enfermagem Materno-Infantil

Resumo

http://dx.doi.org/10.5216/ree.v14i2.9423

Neste estudo, objetivou-se avaliar o efeito das ações de promoção do aleitamento na sua duração em duas filiações maternas. Trata-se de estudo transversal aninhado em corte de crianças nascidas em hospital que cumpre os “dez passos ao sucesso do aleitamento materno” em município do Rio Grande do Sul, cujos irmãos nascidos entre 1995-2007 constituíram grupo controle. Obtiveram-se dados de 334 crianças da amostra nas Declarações de Nascidos Vivos e entrevistas com as mães em duas etapas (2003 e 2007). Empregaram-se curvas de sobrevida de Kaplan-Meier e teste Qui-Quadrado para análise da duração do aleitamento, sua associação com variáveis maternas, assistenciais e da criança. Constatou-se duração mediana de sete meses nos dois grupos, com acentuado declínio nos primeiros doze meses. Doenças na gestação associaram-se ao desmame precoce. As ações de promoção do aleitamento não influenciaram a duração da amamentação em duas filiações, sugerindo a necessidade de revisão das estratégias empregadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danubia Kelen Ceron

Enfermeira. Passo Fundo, RS, Brasil. E-mail: danubiaceron@yahoo.com.br.

Fernanda de Oliveira Lazzaretti

Enfermeira. Passo Fundo, RS, Brasil. E-mail: fernanda.lazzaretti@hotmail.com.

Ana Maria Bellani Migott, Universidade de Passo Fundo

Enfermeira, Doutora em Clínica Médica. Professora, Universidade de Passo Fundo (UPF). Passo Fundo, RS, Brasil. E-mail: migott@upf.br.

Lorena Teresinha Consalter Geib, Universidade de Passo Fundo

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora, Instituto de Ciências Biológicas, UPF. Passo Fundo, RS, Brasil. E-mail: lorena@upf.br.

Downloads

Publicado

30/06/2012

Como Citar

1.
Ceron DK, Lazzaretti F de O, Migott AMB, Geib LTC. Efeito das ações de promoção do aleitamento na duração da amamentação em duas filiações maternas. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2012 [citado 18º de abril de 2024];14(2):345-54. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/9423

Edição

Seção

Artigo Original