Intervenção para desenvolvimento de enfermeiros gerentes em um hospital público na perspectiva da pesquisa ação

Autores

  • Kátya Alexandrina Matos Barreto Motta Faculdade Cambury
  • Denize Bouttelet Munari Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Fernanda Costa Nunes Faculdade Araguaia

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i4.9149

Palavras-chave:

Administração de Serviços de Saúde, Serviço Hospitalar de Enfermagem, Recursos Humanos de Enfermagem

Resumo

Investigação cujo objetivo foi descrever o processo de desenvolvimento de enfermeiros gerentes para melhor desempenho profissional. Pesquisa ação realizada com 24 enfermeiros em hospital público em Goiânia/GO. Os dados foram coletados no decorrer de uma intervenção norteada pelo ciclo vivencial de aprendizagem e a dinâmica de grupo. Os dados foram registrados em diário de campo, gravações de áudio, analisados descritivamente, considerando o valor do significado expresso nas falas dos participantes e do movimento grupal. A intervenção produziu no grupo reflexões sobre a postura gerencial, a partir de diagnóstico sobre si mesmo, identificação dos pontos fortes daqueles a serem desenvolvidos, além de sinalizar as possíveis mudanças necessárias. A pesquisa ação e o ciclo vivencial de aprendizagem mostrou-se como ferramenta eficiente no processo de qualificação dos enfermeiros, pois possibilitou avançar para além da dimensão cognitiva que envolve o aprendizado gerencial e permitir o alcance dos níveis emocional e atitudinal.

Descritores: Administração de Serviços de Saúde; Serviço Hospitalar de Enfermagem; Recursos Humanos de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátya Alexandrina Matos Barreto Motta, Faculdade Cambury

Psicóloga, Doutora em Ciências da Saúde. Professor Assistente, Faculdade Cambury. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: katyadesenvolverh@hotmail.com.

Denize Bouttelet Munari, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Titular, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: denize@fen.ufg.br.

Fernanda Costa Nunes, Faculdade Araguaia

Psicóloga, Mestre em Ciências da Saúde. Professor Horista, Faculdade Araguaia. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: desenvolve.rh@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/12/2011

Como Citar

1.
Alexandrina Matos Barreto Motta K, Bouttelet Munari D, Costa Nunes F. Intervenção para desenvolvimento de enfermeiros gerentes em um hospital público na perspectiva da pesquisa ação. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2011 [citado 19º de abril de 2024];13(4):629-38. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/9149

Edição

Seção

Artigo Original