A experiência da família no cuidado domiciliário ao doente com câncer: uma revisão integrativa

Autores

  • Juliana Stoppa Menezes Rodrigues Universidade Federal de São Carlos
  • Noeli Marchioro Liston Andrade Ferreira Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i2.8980

Palavras-chave:

Assistência domiciliar, Neoplasias, Família, Enfermagem familiar.

Resumo

A inserção da família na assistência é um desafio, com o aumento da cronicidade é uma realidade observada especialmente nos cuidados domiciliários. Este estudo objetivou buscar e avaliar evidências científicas sobre a experiência da família no cuidado domiciliário ao adulto com câncer. Revisão integrativa de literatura, realizada nas bases LILACS, BDENF, SciELO, MEDLINE utilizando as palavras-chave “família”, “neoplasia“ OR “câncer” e “cuidado domiciliar” OR “assistência domiciliar”. Critérios para seleção: publicações indexadas nas bases de dados escolhidas e palavras-chave selecionadas, publicadas até dezembro 2010, com textos completos disponíveis.  Foram identificadas 16 publicações e possibilitaram analisar a experiência da família no cuidado domiciliário, mostrando sua crescente inclusão e busca por apoio. A família encara o câncer como ameaça a vida, o impacto do cuidado e a importância da espiritualidade no enfrentamento foram apontados. Portanto, prover suporte a família é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com câncer.

Descritores: Assistência domiciliar; Neoplasias; Família; Enfermagem familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Stoppa Menezes Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de São Carlos. São Carlos (UFSCAR), SP, Brasil. E-mail: enf_juliana@hotmail.com.

Noeli Marchioro Liston Andrade Ferreira, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professor Associado, UFSCAR. São Carlos, SP, Brasil. E-mail: noeli@ufscar.br.

Downloads

Publicado

30/06/2011

Como Citar

1.
Rodrigues JSM, Ferreira NMLA. A experiência da família no cuidado domiciliário ao doente com câncer: uma revisão integrativa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 30º de junho de 2011 [citado 28º de março de 2024];13(2):338-46. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/8980

Edição

Seção

Artigo de Revisão