A representação da sexualidade por idosas e a educação para a saúde

Autores

  • Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera Centro Universitário de Maringá
  • Sonia Maria Villela Bueno Univesidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i4.8830

Palavras-chave:

Sexualidade, Envelhecimento, Mulheres, Educação em saúde

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i4.8830

Neste estudo, centrado na sexualidade de idosas, objetivou-se desenvolver e avaliar estratégias de educação para a saúde baseada na pedagogia crítico-social, partindo da representação social da sexualidade pelas mulheres portadoras de Hipertensão Arterial Sistêmica, participantes de um grupo de encontro de um centro de saúde no noroeste do Estado do Paraná/Brasil.Tratou-se de uma pesquisa-ação, realizada no segundo semestre de 2009. A população-alvo foram seis hipertensas participantes de um grupo de encontro semanal de um centro de saúde localizado no noroeste do Estado do Paraná-Brasil, correspondendo a totalidade que atendiam aos critérios: ter 60 anos ou mais, ser portadora de Hipertensão Arterial Sistêmica, frequentar o grupo de encontro. Foram utilizados o grupo focal, o grupo pesquisador e a entrevista semi-estruturada. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin. Evidenciou-se que há dificuldade de entender e explicar a sexualidade por estas mulheres que, no entanto, a representam como reducionismo ao sexo e de forma velada. A educação para a saúde realizada permitiu a dialogicidade e conduziu à reflexão da sexualidade. Desta forma, entende-se que o valor maior dessa pesquisa não se manifestou na mudança radical e informada de comportamentos, mas na concretização de uma atividade educativa contextualizada.

Descritores: Sexualidade; Envelhecimento; Mulheres; Educação em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera, Centro Universitário de Maringá

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Docente do Centro Universitário de Maringá. Maringá, PR, Brasil. E-mail: vanessadenardi@hotmail.com.

Sonia Maria Villela Bueno, Univesidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Pedagoga. Doutora em Educação. Professor Associado, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Univesidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: smvbueno@eerp.usp.br.

Downloads

Publicado

31-12-2010

Como Citar

1.
Baldissera VDA, Bueno SMV. A representação da sexualidade por idosas e a educação para a saúde. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2010 [citado 21º de janeiro de 2022];12(4):622-9. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/8830

Edição

Seção

Artigo Original