O estresse do familiar acompanhante de idosos dependentes no processo de hospitalização

Autores

  • Gilson de Bitencourt Vieira Universidade Federal de Santa Catarina, Hospital Universitário
  • Angela Maria Alvarez Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliana Balbinot Reis Girondi Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v13i1.8719

Palavras-chave:

Hospitalização, Idoso, Família, Enfermagem Geriátrica

Resumo

O aumento da expectativa de vida e envelhecimento trás consigo possíveis perdas das capacidades funcionais. Estudo qualitativo, que objetivou identificar os fatores de estresse vivenciados por familiares de idosos dependentes durante o processo de hospitalização. A metodologia foi a pesquisa convergente assitencial, baseada na Teoria dos Sistemas de Betty Neuman. Participaram onze familiares acompanhantes de idosos dependentes internados numa clínica médica de um hospital universitário do sul do país, entre março a julho de 2007. Para coleta de dados utilizou-se a observação participante e entrevista semiestruturada. Para aferir o grau de dependência dos idosos utilizou-se a escala de Katz. Os resultados foram organizados em seis categorias: condições do idoso e familiar acompanhante; relações familiares; relações com os profissionais; organização familiar para o cuidado; percepções do cuidado e alta hospitalar. A pesquisa ressalta a importância do papel do enfermeiro enquanto educador, intermediador e agente capaz de desenvolver novas tecnologias de cuidado.

Descritores: Hospitalização; Idoso; Família; Enfermagem Geriátrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilson de Bitencourt Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, Hospital Universitário

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem, Hospital Universitário, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: vieira862@hotmail.com.

Angela Maria Alvarez, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira, Doutora em Filosofia da Enfermagem, Professor Adjunto, UFSC, Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: alvarez@ccs.ufsc.br.

Juliana Balbinot Reis Girondi, Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Enfermeira, Doutoranda em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem ,UFSC. Enfermeira Assistencial, Hospital Universitário, UFSC, Florianópolis, SC. E-mail: julibreis@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31/03/2011

Como Citar

1.
Vieira G de B, Alvarez AM, Girondi JBR. O estresse do familiar acompanhante de idosos dependentes no processo de hospitalização. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de março de 2011 [citado 20º de abril de 2024];13(1):78-89. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/8719

Edição

Seção

Artigo Original