Incidência e prevalência de úlcera por pressão no CTI de um Hospital Público do DF

Autores

  • Letícia Sousa Matos Hospital Dr. Juscelino Kubstichek
  • Nalu Lopes Vasconcelos Duarte Hospital São Marcos (Associação Piauiense de Combate ao Câncer)
  • Rita de Cássia Minetto Escola Superior de Ciências da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i4.8481

Palavras-chave:

Úlcera por pressão, Unidades de Terapia Intensiva, Enfermagem, Incidência, Prevalência

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i4.8481

A úlcera por pressão (UP) é um problema de saúde que envolve a equipe multiprofissional de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sobretudo a equipe de Enfermagem. Podem agravar o quadro clínico do paciente aumentando o tempo de internação. Objetivou-se neste estudo verificar a prevalência pontual e a incidência das UP na UTI Adulto de um serviço de Saúde Público do Distrito Federal. Estudo descritivo e quantitativo de caráter observacional, realizado no período de outubro/2006 a julho/2007. A amostra constituiu de todos os clientes internados na UTI no período da coleta e que atendessem aos critérios de exclusão estabelecidos. Foi elaborado um instrumento de coleta de dados previamente validado. A prevalência pontual identificada foi de 57,89%. A incidência estabelecida foi de 37,03% corroborando com a literatura. Cerca de metade das úlceras apareceram entre o 2º e o 4º dia de avaliação. Segundo a Escala de Braden, 55,5% dos pacientes apresentavam alto risco de desenvolver UP, destes, 40% desenvolveram. Os resultados obtidos fornecem subsídios que podem contribuir para melhorar a assistência prestada aos pacientes e para implementação de estratégias de redução destes agravos.

Descritores: Úlcera por pressão; Unidades de Terapia Intensiva; Enfermagem; Incidência; Prevalência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Sousa Matos, Hospital Dr. Juscelino Kubstichek

Enfermeira. Enfermeira Assistencial de UTI, Hospital Dr. Juscelino Kubitscheck. Brasília, DF, Brasil. E-mail: letsoumat@yahoo.com.br.

Nalu Lopes Vasconcelos Duarte, Hospital São Marcos (Associação Piauiense de Combate ao Câncer)

Enfermeira. Enfermeira Assistencial de UTI, Hospital São Marcos (Associação Piauiense de Combate ao Câncer). Teresina, PI, Brasil. E-mail: naluzinhaduarte@hotmail.com.

Rita de Cássia Minetto, Escola Superior de Ciências da Saúde

Enfermeira. Professora da Escola Superior de Ciências da Saúde. Coordenadora do Programa de Residência em Enfermagem do Hospital de Base do Distrito Federal. Brasília, DF, Brasil. E-mail: ritaminetto@gmail.com.

Downloads

Publicado

31-12-2010

Como Citar

Matos, L. S., Duarte, N. L. V., & Minetto, R. de C. (2010). Incidência e prevalência de úlcera por pressão no CTI de um Hospital Público do DF. Revista Eletrônica De Enfermagem, 12(4), 719–26. https://doi.org/10.5216/ree.v12i4.8481

Edição

Seção

Artigo Original