ESTUDO DA VISITA PRÉ-OPERATÓRIA DE ENFERMAGEM SOBRE A ÓTICA DOS ENFERMEIROS DO CENTRO-CIRÚRGICO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO.

Autores

  • Giovanna Vallim Jorgetto Faculdade de Enfermagem
  • Rachel Noronha Faculdade de Enfermagem
  • Izilda Esmenia Muglia Araújo Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v6i2.815

Resumo

RESUMO - Este estudo objetivou realizar uma análise da importância da VPOE, segundo enfermeiros do Centro Cirúrgico de Rotina de um Hospital Universitário; e aplicar o instrumento de comunicação escrita na VPOE, proposto por ARAUJO & NORONHA (1995). Os resultados obtidos foram: 92,9% dos enfermeiros do Centro Cirúrgico de Rotina julgam importante a realização da VPOE para o paciente e assistência de Enfermagem e 85,7% julgam ser a VPOE importante para o enfermeiro que trabalha em Centro Cirúrgico. O instrumento de comunicação escrita na VPOE foi aplicado com sucesso, sendo este de fácil preenchimento com perguntas claras, demonstrando ser, portanto bastante viável, porém itens do instrumento como Tipo Sanguíneo e Fator RH não conseguiram serem preenchidos mesmo após verificação dos prontuários. Assim sendo, os resultados permitem sugerir a implantação do instrumento de comunicação escrita proposto por ARAÚJO & NORONHA (1995) neste Hospital Universitário propondo, porém inclusão nos prontuários dos pacientes de dados sobre Tipo Sanguíneo e Fator RH. PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem de Centro Cirúrgico; Enfermagem Perioperatória; Cuidados de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

22/12/2006

Como Citar

1.
Jorgetto GV, Noronha R, Araújo IEM. ESTUDO DA VISITA PRÉ-OPERATÓRIA DE ENFERMAGEM SOBRE A ÓTICA DOS ENFERMEIROS DO CENTRO-CIRÚRGICO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 22º de dezembro de 2006 [citado 24º de abril de 2024];6(2). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/815

Edição

Seção

Artigo Original