Controle da dor no pós-operatório de cirurgia cardíaca: uma breve revisão

Autores

  • Luciano Ramos de Lima Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Marina Morato Stival Faculdade Latino Americana de Anápolis
  • Maria Alves Barbosa Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Lílian Varanda Pereira Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v10i2.8064

Palavras-chave:

Dor pós-operatória, Cirurgia cardíaca, Medição da dor, Terapêutica, Analgésicos, Avaliação em enfermagem.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar as terapêuticas analgésicas para controle da dor no pós-operatório de pacientes submetidos à cirurgia cardíaca e os instrumentos utilizados para mensurar a experiência dolorosa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada por meio de revisão da literatura nas bases de dados eletrônicos LILACS, revistas eletrônicas da SciELO, dissertações e teses. Foram utilizados os descritores analgesia, analgesia controlada pelo paciente, cirurgia cardíaca, avaliação e dor pós-operatória. O levantamento dos dados ocorreu em maio de 2007 e foram selecionados estudos publicados no período de maio de 1997 a maio de 2007. Na análise realizou-se síntese reflexiva dos estudos. Dos 23 estudos levantados foram utilizados 8 artigos e uma dissertação de mestrado. A técnica de analgesia mais utilizada foi a Analgesia Controlada pelo Paciente (ACP) e os medicamentos mais utilizado foram os opióides, como a morfina, seguidos por antiflamatórios não esteroidais (AINEs) e dipirona. Não foram encontrados estudos que utilizaram a terapêutica não farmacológica. Os instrumentos de avaliação de dor frequentemente utilizados nestes estudos incluíram as escalas unidimensionais como a escala numérica verbal e a escala analógica visual. Ficou também evidenciado que os enfermeiros estão pouco envolvidos em pesquisas que abordam o controle da dor no período pós-operatório de cirurgia cardíaca.

Palavras chave: Dor pós-operatória; Cirurgia cardíaca; Medição da dor; Terapêutica; Analgésicos; Avaliação em enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

05/11/2009

Como Citar

1.
Lima LR de, Stival MM, Barbosa MA, Pereira LV. Controle da dor no pós-operatório de cirurgia cardíaca: uma breve revisão. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 5º de novembro de 2009 [citado 28º de março de 2024];10(2). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/8064

Edição

Seção

Artigo de Revisão