O trabalho do agente comunitário de saúde na perspectiva da promoção da saúde: considerações práxicas

Autores

  • Adriana Avanzi Marques Pinto Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo
  • Lislaine Aparecida Fracolli Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i4.7270

Palavras-chave:

Recursos humanos em saúde, Trabalho, Promoção da saúde

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i4.7270

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um profissional recém inserido nas equipes de saúde e considerando sua inserção na comunidade espera-se que sua atuação ocorra com base na Promoção da Saúde. O objetivo desse artigo é refletir sobre as ações realizadas pelos Agentes Comunitários de saúde. Tal reflexão partiu da experiência teórico-prática das autoras junto a esses profissionais de saúde. Foi possível perceber que o ACS realiza poucas atividades de Promoção da Saúde e que quase nenhuma destas toma por base o enfoque no empowerment da população, afinal suas ações se mostram voltadas para a prevenção de doenças. A principal atribuição referida a esse profissional é a de ser o elo entre comunidade e serviço. De certa forma, a formação flexeneriana desse profissional pode estar contribuindo para essa prática higienista e pouco emancipadora. Concluí-se que seja necessário repensar a forma de supervisão do trabalho desse profissional com revisão das concepções de saúde-doença da equipe como um todo.

Descritores: Recursos humanos em saúde; Trabalho; Promoção da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Avanzi Marques Pinto, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Coletiva , Escola de Enfermagem (EE), Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP, Brasil. E-mail: dri1981@yahoo.com.br.

Lislaine Aparecida Fracolli, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professor Associado, EE, USP. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: lislaine@usp.br.

Downloads

Publicado

31/12/2010

Como Citar

1.
Pinto AAM, Fracolli LA. O trabalho do agente comunitário de saúde na perspectiva da promoção da saúde: considerações práxicas. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2010 [citado 18º de maio de 2022];12(4):766-9. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/7270

Edição

Seção

Artigo de Atualização