Relação entre a formação acadêmica dos estudantes de enfermagem e sua percepção quanto ao tabagismo

Autores

  • Keila Priscila Santos
  • Aline Rodrigues Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Amanda Márcia dos Santos Reinaldo Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v9i2.7192

Palavras-chave:

Estudantes de enfermagem, Tabagismo, Educação.

Resumo

O tabagismo é um grave problema de saúde pública que aflige a população mundial e a medida mais eficaz e economicamente viável para minimizar o impacto negativo do fumo na saúde das pessoas é a promoção e a prevenção em saúde desenvolvidas na atenção primária. Os agentes da implementação dessas medidas são os profissionais de saúde. O enfermeiro tem em sua formação acadêmica a educação em saúde enquanto uma estratégia de cuidado. O objetivo do presente estudo é conhecer a percepção dos estudantes de enfermagem acerca do tabagismo visando obter informações que possam nos auxiliar a planejar a melhor forma de abordar esse conteúdo nas diversas disciplinas oferecidas na graduação em enfermagem. O estudo foi realizado em uma instituição de ensino superior federal entre os anos de 2005 e 2006 com alunos do curso de enfermagem. Para coleta de dados foi utilizado um questionário e posteriormente foi realizada a análise de conteúdo das respostas obtidas.   Os resultados apontam para uma percepção repleta de juízos de valor e experiências pessoais prévias a respeito do uso de tabaco. Assim, no planejamento da inserção desse conteúdo nas disciplinas do curso de enfermagem é importante que seja considerada esta questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09/09/2009

Como Citar

1.
Santos KP, Rodrigues A, Reinaldo AM dos S. Relação entre a formação acadêmica dos estudantes de enfermagem e sua percepção quanto ao tabagismo. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 9º de setembro de 2009 [citado 17º de maio de 2022];9(2). Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/7192

Edição

Seção

Artigo Original