A UTI Neonatal sob a ótica das mães

Autores

  • Maria Cristina Guimarães da Costa Faculdade de Medicina de Marília
  • Mariana Quites Arantes
  • Michely Dayane Campos Brito

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i4.7130

Palavras-chave:

Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Recém-nascidos, Relações mãe-filho, Hospitalização, Humanização da assistência

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i4.7130

Este estudo trata dos sentimentos de mães de recém-nascidos (RN) internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), considerando a necessidade de separação dos mesmos logo após o nascimento. Teve por objetivo compreender os sentimentos de mães de bebês internados em UTIN. Pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, sendo os dados coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com doze mães de bebês internados na UTIN de hospital público do interior do Estado de São Paulo, entre novembro/2007 e março 2008. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo, modalidade temática, o que gerou a categoria "A UTI Neonatal sob a ótica das mães" e três subtemas: a busca do desconhecido, uma busca sem fim; os obstáculos frente à execução dos cuidados; e as necessidades das mães não percebidas pela equipe. Os resultados evidenciaram a necessidade de mudança na abordagem do cuidado de enfermagem para que as mães sejam atendidas em suas necessidades e, assim, possam participar do cuidado de seu RN, favorecendo a formação do vínculo afetivo mãe-bebê e gerando um ambiente mais agradável para a tríade mãe-bebê-equipe de saúde.

Descritores: Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Recém-nascidos; Relações mãe-filho; Hospitalização; Humanização da assistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Guimarães da Costa, Faculdade de Medicina de Marília

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente, Faculdade de Medicina de Marília. Marília, SP, Brasil. E-mail: costa@famema.br.

Mariana Quites Arantes

Enfermeira. Marília, SP, Brasil. E-mail: maquites@hotmail.com.

Michely Dayane Campos Brito

Enfermeira. Marília, SP, Brasil. E-mail: michelybrito@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

31/12/2010

Como Citar

1.
Costa MCG da, Arantes MQ, Brito MDC. A UTI Neonatal sob a ótica das mães. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2010 [citado 29º de março de 2024];12(4):698-704. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/7130

Edição

Seção

Artigo Original