O ENSINO DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL ENFERMEIRO – PACIENTE: AVALIAÇÃO DOS ALUNOS

Autores

  • Antonia Regina Ferreira Furegato Faculdade de Enfermagem
  • Maria Cecília Morais Scatena Faculdade de Enfermagem
  • Gabriela Campos Hespanholo Faculdade de Enfermagem
  • Leandra Terezinha Roncolato Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v3i1.697

Resumo

Resumo: Os autores tiveram como objetivo avaliar o ensino do Relacionamento Interpessoal Enfermeiro-Paciente aos pós-graduandos. Os instrumentos de coletas de dados permitiram conhecer: 1) as leituras realizadas; 2) a opinião de dezenove alunos sobre objetivos, distribuição das atividades, leituras, atividade prática e metodologia do ensino; 3) os sentimentos dos alunos com relação ao tipo de ensino/aprendizado, dinâmica desta vivência e profissão. Resultados: 1) os alunos lêem menos do que se esperava; 2) requerem mais tempo para discussão das experiências práticas; 3) avaliaram seu desenvolvimento profissional; 4) experimentaram novas posições diante do paciente; 5) concordam que o papel do enfermeiro pode ser terapêutico. Palavras Chave: Relacionamento interpessoal, interação terapêutica, ensino, enfermagem, avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-12-2006

Como Citar

1.
Furegato ARF, Scatena MCM, Hespanholo GC, Roncolato LT. O ENSINO DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL ENFERMEIRO – PACIENTE: AVALIAÇÃO DOS ALUNOS. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 15º de dezembro de 2006 [citado 25º de janeiro de 2022];3(1). Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/697

Edição

Seção

Artigo Original