Canção instrutiva no cuidado de enfermagem a crianças hospitalizadas no preparo para punção venosa

Autores

  • Tamara dos Santos da Costa Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil, tamaracosta38@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-4656-9820
  • Camila Evangelista Carnib Nascimento Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil, camila.carnib@ufma.br. https://orcid.org/0000-0002-7149-6985
  • Leonel Lucas Smith de Mesquita Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil, leonel.smith@ufma.br. https://orcid.org/0000-0002-8474-5450
  • Eremita Val Rafael Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil, eremita.rafael@ufma.br. https://orcid.org/0000-0003-2454-9236
  • Leidiane Silva Pereira Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil, eremita.rafael@ufma.br. https://orcid.org/0000-0002-2886-4367
  • Ingrid Loyane Bezerra Balata Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, Maranhão, Brasil, ingridbalata19@gmail.com.

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v23.64876

Palavras-chave:

Música, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem Pediátrica, Criança Hospitalizada, Tecnologia Educacional

Resumo

Objetivo: Verificar o comportamento da criança na punção venosa com intervenção musical usando uma canção instrutiva. Método: Estudo caso-controle; incluídas crianças de 4 a 11 anos. A coleta foi realizada pela ficha sociodemográfica, abordagem com canção instrutiva apresentada ao vivo, beira leito, e avaliação da escala de observação de distresse comportamental. As variáveis foram analisadas com Teste-T de Student, Qui-quadrado e Exato de Fisher. Todas as análises foram realizadas no programa Data Analysis and Statistical Software (STATA®), versão 14,0, com nível de significância de 5%. Resultados: A utilização da música favoreceu a diminuição da variável gritar (p=0,049). A busca por suporte emocional foi maior sem o uso da música (p=0,019). De modo geral, a canção reduziu os comportamentos concorrentes. Conclusão: A interação entre a criança e a canção repercutiu um cuidado instrucional sensível e adaptável ao mundo infantil, revelando-se uma tecnologia para a enfermagem pediátrica.

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Publicado

17/08/2021

Como Citar

1.
Costa T dos S da, Nascimento CEC, Mesquita LLS de, Rafael EV, Pereira LS, Balata ILB. Canção instrutiva no cuidado de enfermagem a crianças hospitalizadas no preparo para punção venosa. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 17º de agosto de 2021 [citado 16º de abril de 2024];23:64876. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/64876

Edição

Seção

Artigo Original