Programa de Educação Tutorial na formação de enfermeiros: reflexões de egressos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v23.62257

Palavras-chave:

Educação Superior, Tutoria, Enfermagem, Educação em Enfermagem, Educação Interprofissional

Resumo

Objetivo: identificar as contribuições do Programa de Educação Tutorial na vida acadêmica e profissional segundo egressos da graduação em Enfermagem. Método: Pesquisa descritiva exploratória de abordagem qualitativa com 11 egressos de um grupo PET Enfermagem de uma universidade pública do Centro-Oeste brasileiro. Os dados foram coletados entre novembro de 2018 e abril de 2019, utilizando-se da entrevista semiestruturada e analisados à luz da modalidade temática da análise de conteúdo. Resultados: a análise dos dados resultou nas seguintes categorias habilidades pessoais e interpessoais, formação profissional e formação cidadã. Entre as habilidades e potencialidades desenvolvidas pelos egressos estão em destaque a comunicação, trabalho em equipe, liderança, construção de currículo promissor e o exercício da cidadania. Conclusão: o Programa de Educação Tutorial, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, tem favorecido o desenvolvimento de habilidades e competências imprescindíveis para a atuação do enfermeiro no mercado de trabalho atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hélio Galdino Júnior, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás – Goiânia (GO), Brasil. E-mail: helio_junior@ufg.br.

Jamile Silva Vieira, Secretaria Estadual de Saúde de Goiás

Secretaria Estadual de Saúde de Goiás – Goiânia (GO), Brasil. E-mail: jamilesilvera@gmail.com.

Marise Ramos de Souza, Universidade Federal de Jataí

Universidade Federal de Jataí – Jataí (GO), Brasil. E-mail: marise@ufg.br.

Cristiane José Borges, Universidade Federal de Jataí

Universidade Federal de Jataí – Jataí (GO), Brasil. E-mail: cristiane_borges@ufg.br.

Marcelo Medeiros, Universidade Federal de Goiás

Universidade Federal de Goiás – Goiânia (GO), Brasil. E-mail: marcelo@fen.ufg.br.

Publicado

07-10-2021

Como Citar

1.
Galdino Júnior H, Vieira JS, Souza MR de, Borges CJ, Medeiros M. Programa de Educação Tutorial na formação de enfermeiros: reflexões de egressos. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 7º de outubro de 2021 [citado 18º de janeiro de 2022];23. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/62257

Edição

Seção

Artigo Original