Atenção em anticoncepção oferecida por equipe de PSF em São Gonçalo do Amarante – CE

Autores

  • Liana Mara Rocha Teles Universidade Federal do Ceará
  • Samla Sena da Silva Hospital Geral de Fortaleza
  • Kylvia Gardênia Torres Eduardo Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/CE, Programa Saúde da Família
  • Escolástica Rejane Ferreira Moura Universidade Federal do Ceará
  • Ana Kelve de Castro Damasceno Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i4.5870

Palavras-chave:

Planejamento familiar, Anticoncepção, Programa Saúde da Família

Resumo

doi: 10.5216/ree.v12i4.5870

Conhecer o perfil dos usuários de serviços de Planejamento Familiar (PF) do Programa de Saúde da Família (PSF) e a atenção em anticoncepção dispensada é de fundamental importância para a elaboração de estratégias adequadas às necessidades da população. Objetivou-se conhecer o perfil socioeconômico e gineco-obstétrico de mulheres usuárias de um serviço de PF do PSF; identificar os Métodos Anticoncepcionais (MAC) mais utilizados por essa clientela e queixas relacionadas ao uso destes; e verificar a regularidade do acompanhamento dessas usuárias. Estudo retrospectivo, documental, quantitativo, realizado em 2008, em São Gonçalo do Amarante - CE. Entre 171 prontuários do serviço de PF de duas micro-áreas do PSF Croata II, escolhidos aleatoriamente, 158 (92,4%) correspondiam a usuários do gênero feminino. Os MAC mais utilizados pelas usuárias, antes e após a atenção recebida em PF, foram o Anticoncepcional Combinado Oral (ACO) e o condom. As queixas mais frequentes entre as usuárias de MAC estiveram associadas ao uso de dispositivo intra-uterino e contraceptivo injetável, sendo o deslocamento e dismenorréia, respectivamente. Quanto à regularidade de acompanhamento das usuárias no serviço de PF, verificaram-se ausências de retorno e retornos repetitivos que sugerem a reorganização do protocolo de acompanhamento das mesmas pelo programa.

Descritores: Planejamento familiar; Anticoncepção; Programa Saúde da Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liana Mara Rocha Teles, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem, Bolsista Capes, Universidade Federal do Ceará. E-mail: lianinhamara@yahoo.com.br.

Samla Sena da Silva, Hospital Geral de Fortaleza

Enfermeira. Hospital Geral de Fortaleza. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: samlasena@yahoo.com.br.

Kylvia Gardênia Torres Eduardo, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/CE, Programa Saúde da Família

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Enfermeira do Programa Saúde da Família, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/CE. São Gonçalo do Amarante, CE, Brasil. E-mail: kylviaeduardo@yahoo.com.br.

Escolástica Rejane Ferreira Moura, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), UFC. Pesquisadora do CNPq. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: escolpaz@yahoo.com.br.

Ana Kelve de Castro Damasceno, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente, FFOE, UFC. Pesquisadora do CNPq. Fortaleza, CE, Brasil. E-mail: anakelve@hotmail.com.

Downloads

Publicado

31-12-2010

Como Citar

1.
Teles LMR, Silva SS da, Eduardo KGT, Moura ERF, Damasceno AK de C. Atenção em anticoncepção oferecida por equipe de PSF em São Gonçalo do Amarante – CE. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 31º de dezembro de 2010 [citado 21º de janeiro de 2022];12(4):711-8. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/5870

Edição

Seção

Artigo Original