Integração ensino-serviço na formação técnica de enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v22.55299

Palavras-chave:

Educação Técnica em Enfermagem, Serviços de Integração Docente-Assistencial, Educação em Enfermagem

Resumo

Os técnicos de Enfermagem compõem a maior parcela de profissionais no setor saúde, logo sua formação e atuação merecem atenção. A integração ensino-serviço funciona como estratégia para reorganização simultânea, tanto do mundo da formação profissional quanto do mundo do trabalho. Esta pesquisa objetivou compreender a integração ensino-serviço na formação técnica em Enfermagem e utilizou-se de método qualitativo, exploratório-descritivo. Para estudo das informações, foram realizadas entrevistas coletivas com 34 participantes, sendo gestores, professores, estudantes e profissionais. Para tratamento das informações, utilizou-se análise de conteúdo. Verificou-se que a integração ensino-serviço, pode beneficiar a formação e a atuação profissional, entretanto há desafios a serem superados para consolidação de sua proposta. Conclui-se que, não há uma estrutura institucionalizada que norteie as práticas, tornando as instituições parceiras entre si, em uma postura dialógica e construtiva, com pactuação bilateral de objetivos, abrindo oportunidades para qualificação da assistência em saúde.

Descritores: Educação Técnica em Enfermagem; Serviços de Integração Docente-Assistencial; Educação em Enfermagem.

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Publicado

10-08-2020

Como Citar

1.
Franco MT, Millão LF. Integração ensino-serviço na formação técnica de enfermagem. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 10º de agosto de 2020 [citado 27º de outubro de 2021];22. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fen/article/view/55299

Edição

Seção

Artigo Original