Qualidade de vida de pacientes hospitalizados com feridas crônicas

Resumo

Objetivou-se analisar a qualidade de vida de pacientes hospitalizados com feridas crônicas. Estudo analítico, transversal com abordagem quantitativa.A amostra do estudo foi composta por 30 pacientes internados com feridas crônicas em um hospital universitário do nordeste do Brasil, no período de agosto de 2017 a janeiro de 2018. Para coleta de dados utilizou-se um questionário de avaliação mental, um formulário socioeconômico e clínicoe a versão brasileira do Freiburg Life Quality Assessment Wound.O domínio com maior interferência na qualidade de vida dos pacientes hospitalizados foi vida social e o de menor interferência, bem-estar psicológico. Foi encontrada associação significativa entre maior idade e mobilidade totalmente limitada com uma pior qualidade de vida dos pacientes internados. Este estudo contribui para o planejamento e implementação de ações de enfermagem com foco nos aspectos biopsicossociais que colaborem para uma melhor qualidade de vida dos pacientes e como subsídio para pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kezia Cristina Batista dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, nível Mestrado. São Luís, MA, Brasil. E-mail: kezia_cristinabs@hotmail.com.

Gabriela Sellen Campos Ribeiro, Escola Técnica de Bacabeira

Enfermeira. Professora da Escola Técnica de Bacabeira. Bacabeira, MA, Brasil. E-mail: gabrielasellen@gmail.com.

Adrielly Haiany Coimbra Feitosa

Enfermeira. São Luís, MA, Brasil. E-mail: adrielly.enf.coimbra@hotmail.com.

Barbara Regina Souza da Silva, Hospital São Domingos

Enfermeira. Enfermeira Assistencial do Hospital São Domingos. São Luís, MA, Brasil. E-mail: barbara.rsss@hotmail.com.

Tamires Barradas Cavalcante, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Maranhão, nível Doutorado. Enfermeira da Unidade de Traumato-Ortopedia e preceptora da Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário do Universidade Federal do Maranhão. São Luís, MA, Brasil. E-mail: tamiresbarradas@gmail.com.

Publicado
31-12-2018
Como Citar
Santos, K. C. B., Ribeiro, G. S. C., Feitosa, A. H. C., Silva, B. R. S., & Cavalcante, T. B. (2018). Qualidade de vida de pacientes hospitalizados com feridas crônicas. Revista Eletrônica De Enfermagem, 20. https://doi.org/10.5216/ree.v20.54130
Seção
Artigo Original