Intervenção educativa e expectativas positivas sobre o uso do álcool entre estudantes

  • Rosa Jacinto Volpato Universidade Federal de São Carlos
  • Carolina dos Santos Cardoso da Costa Universidade Federal de São Carlos
  • Adaene Alves Machado de Moura Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Aline Cristiane Caviccholi Okido Universidade Federal de São Carlos
  • Fernando José Guedes da Silva Júnior Universidade Federal do Piauí
  • Sonia Regina Zerbetto Universidade Federal de São Carlos
  • Angelica Martins de Souza Gonçalves Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Objetivou-se avaliar as expectativas positivas sobre o uso recente de álcool por estudantes de ensino Fundamental e Médio antes e após uma intervenção educativa e verificar diferenças na frequência de uso e nas informações sobre essa substância, segundo o sexo. Estudo quase-experimental, realizado com 231 estudantes. Foram utilizados: Formulário sociodemográfico; Inventário de Triagem do Uso de Drogas; Escala de Expectativas Positivas acerca do Álcool, aplicados antes e após 60 dias da intervenção. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e inferenciais. A hipótese do estudo não foi confirmada. Para o grupo geral, não foram observadas mudanças significativas nas expectativas positivas sobre o álcool após a intervenção. A frequência de consumo se manteve elevada após a atividade, com destaque para o sexo feminino. Os resultados demonstraram que a intervenção educativa não foi efetiva para influenciar mudanças do uso do álcool, todavia, foi eficaz para a aquisição de informações sobre a substância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Jacinto Volpato, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos – São Carlos (SP), Brasil. E-mail: rosamjacinto@hotmail.com.

Carolina dos Santos Cardoso da Costa, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos – São Carlos (SP), Brasil. E-mail: carolinadossantos@hotmail.com.

Adaene Alves Machado de Moura, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto (SP), Brasil. E-mail: adaene_moura@hotmail.com.

Aline Cristiane Caviccholi Okido, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos – São Carlos (SP), Brasil. E-mail: ralineokido@hotmail.com.

Fernando José Guedes da Silva Júnior, Universidade Federal do Piauí

Universidade Federal do Piauí – Teresina (PI), Brasil. E-mail: fernandoguedes@ufpi.edu.br.

Sonia Regina Zerbetto, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos – São Carlos (SP), Brasil. E-mail: szerbetto@ufscar.br.

Angelica Martins de Souza Gonçalves, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos – São Carlos (SP), Brasil. E-mail: angelica_enf@yahoo.com.br.

Publicado
20-09-2019
Como Citar
Volpato, R. J., Costa, C. dos S. C. da, Moura, A. A. M. de, Okido, A. C. C., Silva Júnior, F. J. G. da, Zerbetto, S. R., & Gonçalves, A. M. de S. (2019). Intervenção educativa e expectativas positivas sobre o uso do álcool entre estudantes. Revista Eletrônica De Enfermagem, 21. https://doi.org/10.5216/ree.v21.53621
Seção
Artigo Original