O adolescente enquanto protagonista em atividades de educação em saúde no espaço escolar

Autores

  • Marta Angélica Iossi Silva Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Débora Falleiros de Mello Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Diene Monique Carlos Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i2.5301

Palavras-chave:

Adolescente, Participação cidadã, Educação em saúde, Instituições acadêmicas.

Resumo

O paradigma do protagonismo juvenil reconhece nos adolescentes potencialidades e valores de mobilização e participação, os quais podem contribuir para a promoção da saúde e melhor qualidade de vida desta população. O objetivo desta investigação foi conhecer e analisar a participação de adolescentes escolares em atividades de educação em saúde na escola e a sua inserção enquanto sujeitos protagonistas na referidas atividades. O estudo foi realizado em duas escolas municipais de ensino fundamental de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, no período de fevereiro a junho de 2007. Estudo transversal, a partir de uma abordagem quantitativa, cujos dados incluíram respostas a um questionário com instrumentos validados, e a análise estatística se constituiu basicamente da categorização de variáveis e obtenção das listagens de frequências, realizadas através do Programa Epi Info 3.3.2 (Centers for Disease Control and Prevention, Atlanta, Estados Unidos). Os adolescentes entrevistados apontam que ainda permanecem em uma relação de dependência da escola e dos educadores para a realização e participação de atividades educativas em saúde no espaço escolar. Isto significa dizer que esses adolescentes ainda convivem com uma relação educador-educando unilateral, pouco participativa, indicando uma urgente necessidade de se promover a inclusão desses adolescentes como atores ativos do mundo escolar.

Descritores: Adolescente; Participação cidadã; Educação em saúde; Instituições acadêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Angélica Iossi Silva, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Doutor, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Débora Falleiros de Mello, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Doutor, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Diene Monique Carlos, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, USP. Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

05/07/2010

Como Citar

1.
Silva MAI, Mello DF de, Carlos DM. O adolescente enquanto protagonista em atividades de educação em saúde no espaço escolar. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 5º de julho de 2010 [citado 18º de abril de 2024];12(2):287-93. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/5301

Edição

Seção

Artigo Original