Brinquedo Terapêutico no ensino da insulinoterapia a crianças com diabetes: estudo de caso qualitativo

  • Rebecca Ortiz La Banca Joslin Diabetes Center http://orcid.org/0000-0001-6084-3657
  • Circéa Amalia Ribeiro Universidade Federal de São Paulo
  • Marina Santos Freitas Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Aparecida de Oliveira Freitas Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde, Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde, Universidade Federal de São Paulo
  • Lucila Castanheira Nascimento Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Odete de Oliveira Monteiro Universidade Federal de São Paulo
  • Regina Issuzu Hiroka de Borba Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Resumo

Apresentar as manifestações de crianças com Diabetes mellitus tipo 1 participantes em uma sessão de Brinquedo Terapêutico Instrucional-BTI sobre a insulinoterapia. Estudo de Caso qualitativo, com análise temática indutiva, realizado em um acampamento de diabetes em 2014, com participação de duas crianças em idade escolar em sessão de BTI. As manifestações permitiram compreender que o domínio da insulinoterapia é um assunto complexo para a faixa etária, e demanda reforço contínuo visando a adaptação cognitiva da criança. A sessão de BTI oportunizou identificar o conhecimento prévio e as necessidades de aprendizagem sobre a conservação e técnica de injeção de insulina das crianças, com uso de linguagem adequada como o brincar. O BTI foi instrumento facilitador para identificar necessidades educacionais, além de sua ação assistencial. Seu uso reforça o potencial do lúdico na promoção do autocuidado relacionado à insulinoterapia da criança com diabetes.

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Biografia do Autor

Rebecca Ortiz La Banca, Joslin Diabetes Center

Joslin Diabetes Center – Boston (MA), Estados Unidos. E-mail: rebecca.ortizlabanca@joslin.harvard.edu.

Circéa Amalia Ribeiro, Universidade Federal de São Paulo

Universidade Federal de São Paulo – São Paulo (SP), Brazil. E-mail: caribeiro@unifesp.br.

Marina Santos Freitas, Universidade Federal de São Paulo

Universidade Federal de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil. E-mail: mafreeitas@hotmail.com.

Maria Aparecida de Oliveira Freitas, Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde, Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde, Universidade Federal de São Paulo

Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde, Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde, Universidade Federal de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil. E-mail: cidaposdoc2016@gmail.com.

Lucila Castanheira Nascimento, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto (SP), Brasil. E-mail: lucila@eerp.usp.br.

Odete de Oliveira Monteiro, Universidade Federal de São Paulo

Universidade Federal de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil. E-mail: odete.oliveira@unifesp.br.

Regina Issuzu Hiroka de Borba, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto (SP), Brasil. E-mail: rihborba@gmail.com.br.

Publicado
20-09-2019
Como Citar
La Banca, R. O., Ribeiro, C. A., Freitas, M. S., Freitas, M. A. de O., Nascimento, L. C., Monteiro, O. de O., & Borba, R. I. H. de. (2019). Brinquedo Terapêutico no ensino da insulinoterapia a crianças com diabetes: estudo de caso qualitativo. Revista Eletrônica De Enfermagem, 21. https://doi.org/10.5216/ree.v21.52591
Seção
Artigo Original