Perfil epidemiológico dos usuários do Centro de Testagem e Aconselhamento de Alfenas, Minas Gerais

Autores

  • Maraisa Pimenta Vilela Universidade Federal de Alfenas
  • Tábatta Renata Pereira de Brito Universidade Federal de Alfenas
  • Sueli Leiko Takamatsu Goyatá Universidade Federal de Alfenas
  • Cássia Irene Spinelli Arantes Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v12i2.5200

Palavras-chave:

Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Doenças sexualmente transmissíveis, Perfil de saúde, Aconselhamento.

Resumo

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) foi instituído para atuar no diagnóstico e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e constitui-se em importante fonte de dados epidemiológicos. Com o objetivo de identificar o perfil epidemiológico dos usuários do CTA no município de Alfenas-MG foi realizado um estudo transversal, descritivo e exploratório, no período de agosto de 2007 a junho de 2008. Foram utilizados dados secundários dos usuários cadastrados no serviço, que foram armazenados e analisados por meio do Programa Epi-info versão 6.04. No total, foram realizados 162 atendimentos, com predomínio de pessoas do sexo feminino (53,1%) e média de idade de 35,9 anos. As taxas de positividade para o HIV, hepatites B e C e sífilis foram 1,9%, 14,4%, 5,9% e 1,9%, respectivamente. O principal motivo de procura pelo CTA foi a exposição à situação de risco (43,8%). O estudo evidenciou que, por meio das ações do CTA, é possível monitorar o status sorológico, o perfil sociodemográfico e os comportamentos relacionados ao HIV/Aids e às outras IST na clientela atendida, o que contribui para o alcance dos objetivos relacionados a prevenção e controle dessas doenças.

Descritores: Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Doenças sexualmente transmissíveis; Perfil de saúde; Aconselhamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maraisa Pimenta Vilela, Universidade Federal de Alfenas

Aluna do curso de graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil.

Tábatta Renata Pereira de Brito, Universidade Federal de Alfenas

Aluna do curso de graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil.

Sueli Leiko Takamatsu Goyatá, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil.

Cássia Irene Spinelli Arantes, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Adjunto, Departamento de Enfermagem, Universidade Federal de Alfenas. Alfenas, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

05/07/2010

Como Citar

1.
Vilela MP, Brito TRP de, Goyatá SLT, Spinelli Arantes CI. Perfil epidemiológico dos usuários do Centro de Testagem e Aconselhamento de Alfenas, Minas Gerais. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 5º de julho de 2010 [citado 29º de março de 2024];12(2):326-30. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/5200

Edição

Seção

Artigo Original