Satisfação de usuários com o acolhimento e classificação de risco em unidades públicas de saúde

  • Lana Aires Marques Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Flaviane Cristina Rocha César Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Livia Cristina de Resende Izidoro Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Karynne Borges Cabral Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Leidiene Ferreira Santos Universidade Federal do Tocantins, Departamento de Enfermagem
  • Virginia Visconde Brasil Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
  • Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante Oliveira Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem http://orcid.org/0000-0002-1055-1354
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor, Serviços Médicos de Emergência, Acolhimento, Enfermagem em Emergência

Resumo

O objetivo foi avaliar a satisfação dos usuários de unidades municipais de saúde que realizam Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco (AACR). Estudo descritivo transversal, quantitativo, realizado em quatro serviços com AACR realizado por enfermeiro, em capital do Centro-Oeste do Brasil. Dados colhidos em 2017 com 101 usuários, usando formulário com 44 perguntas objetivas sobre cinco dimensões: equipe de saúde, tempo, estrutura física, conforto e atendimento em geral. Predominaram mulheres (54,5%), idade de 18 a 39 anos (65,3%) e 10 a 12 anos de escolaridade (58,4%). Mais de 2/3 estavam satisfeitos com as dimensões avaliadas, mas houve usuários indiferentes e insatisfeitos em todas. Apesar da predominância de usuários satisfeitos, é necessário repensar a organização e funcionamento dos serviços, trabalhando tanto para manter ou melhorar a qualidade do que foi avaliado positivamente, quanto para corrigir o que ainda não está bom para usuários insatisfeitos, visando a excelência do atendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lana Aires Marques, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Acadêmica de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq-UFG. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: lanaairesmarques@hotmail.com.

Flaviane Cristina Rocha César, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Professora Substituta da Universidade Federal de Jataí. Jataí, GO, Brasil. E-mail: flaviane_rocha01@hotmail.com.

Livia Cristina de Resende Izidoro, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: liviaresende.enf@gmail.com.
Karynne Borges Cabral, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: karynneenf26@hotmail.com.
Leidiene Ferreira Santos, Universidade Federal do Tocantins, Departamento de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins. Palmas, TO, Brasil. E-mail: leidienesantos@uft.edu.br.

Virginia Visconde Brasil, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: visconde@ufg.br.
Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante Oliveira, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde. Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: lizete@ufg.br.
Publicado
21-11-2018
Como Citar
Marques, L., César, F., Izidoro, L., Cabral, K., Santos, L., Brasil, V., & Oliveira, L. (2018). Satisfação de usuários com o acolhimento e classificação de risco em unidades públicas de saúde. Revista Eletrônica De Enfermagem, 20. https://doi.org/10.5216/ree.v20.50113
Seção
Artigo Original