Instrumentos para avaliação da cicatrização de lesões de pele: revisão integrativa

  • Danielle Cristina Garbuio Universidade Anhanguera http://orcid.org/0000-0002-0516-5213
  • Cristina Mara Zamarioli Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Natália Chantal Magalhães da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Ana Railka de Souza Oliveira-Kumakura Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem
  • Emília Campos Carvalho Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Resumo

A avaliação dos pacientes com feridas embasa a seleção de intervenções apropriadas; no entanto, a existência de instrumentos com diferentes parâmetros pode dificultar a escolha daquele mais adequado a cada necessidade. O objetivo do estudo foi identificarinstrumentos utilizados e seus respectivos parâmetros para avaliação do processo de cicatrização. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Cumulattive Index to Nursing and Allied Health Literarure, PubMed, Web of Science e Scopus. Foram considerados 35 estudos; o instrumento mais utilizado foi o PUSH, seguido da BWAT, DESING e DESIGN-R. As características mais avaliadas foram tamanho (área, volume, profundidade), exsudato, tipo de tecido, sinais de infecção ou inflamação. Os instrumentos evidenciaram a complexidade do processo de cicatrização e de sua avaliação, assim, o estudo contribui para embasar a escolha do melhor instrumento para cada necessidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Cristina Garbuio, Universidade Anhanguera

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Tutora da Universidade Anhanguera. Valinhos, SP, Brasil. E-mail: dgarbuio@yahoo.com.br.

Cristina Mara Zamarioli, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Fundamental. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, nível Doutorado, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: cristinazamarioli@usp.br.

Natália Chantal Magalhães da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental. Professora Adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: natalia.magalhaes@prof.unibh.br.

Ana Railka de Souza Oliveira-Kumakura, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil. E-mail: arailka@unicamp.br.

Emília Campos Carvalho, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: ecdcava@usp.br.

Publicado
31-12-2018
Como Citar
Cristina Garbuio, D., Mara Zamarioli, C., Chantal Magalhães da Silva, N., Oliveira-Kumakura, A. R., & Carvalho, E. (2018). Instrumentos para avaliação da cicatrização de lesões de pele: revisão integrativa. Revista Eletrônica De Enfermagem, 20. https://doi.org/10.5216/ree.v20.49425
Seção
Artigo de Revisão