Utilização da Estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância

  • Ingrid Letícia Fernandes dos Santos Centro Universitário de Várzea Grande
  • Maria Aparecida Munhoz Gaíva Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem
  • Ana Karina Marques Salge Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
Palavras-chave: Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância, Atenção Primária em Saúde, Enfermagem Pediátrica, Saúde da Criança

Resumo

Estudo que objetivou descrever a utilização da Estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) por médicos e enfermeiros que atuavam na Estratégia Saúde da Família em capital do centro-oeste brasileiro. Estudo descritivo desenvolvido com 50 médicos e 51 enfermeiros que trabalhavam em unidades de saúde da família. Os dados foram coletados utilizando-se um questionário. A maioria dos pesquisados era do sexo feminino (69,3%), com três a cinco anos de formados (32,7%), sendo que 50,5% demonstrou conhecer o conteúdo sobre a estratégia, aprendido durante a graduação. Cerca de 44,6% dos profissionais utiliza parcialmente a estratégia, sendo que o elemento mais usado por eles é a avaliação de crescimento e anemia (25,4%). Os resultados encontrados são preocupantes, pois a não utilização de todos os componentes da AIDPI pode refletir na impossibilidade de detecção de doenças tratáveis na atenção primária, aumentando o número de internações hospitalares evitáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Letícia Fernandes dos Santos, Centro Universitário de Várzea Grande
Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Professora do Centro Universitário de Várzea Grande. Várzea Grande, MT, Brasil. E-mail: i.leticiafs@gmail.com.
Maria Aparecida Munhoz Gaíva, Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem
Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MT, Brasil. E-mail: mamgaiva@yahoo.com.br.
Ana Karina Marques Salge, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem
Enfermeira, Doutora em Patologia. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: anasalge@gmail.com.
Publicado
28-11-2018
Como Citar
Santos, I., Gaíva, M. A., & Salge, A. K. (2018). Utilização da Estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância. Revista Eletrônica De Enfermagem, 20. https://doi.org/10.5216/ree.v20.49053
Seção
Artigo Original