Avaliação de vídeos sobre a técnica inalatória na asma infantil: educativos ou midiáticos?

Palavras-chave: Asma, Inaladores Dosimetrados, Administração por Inalação, Enfermagem Pediátrica

Resumo

Vídeos relacionados à técnica inalatória na asma são populares no YouTube, mas sua qualidade é questão de preocupação.Neste estudo objetivou-seavaliar vídeos que demonstram a técnica inalatória do inalador pressurizado acoplado ao espaçador, para crianças e adolescentes com asma, quanto a conformidade das diretrizes da Global Initiative for Asthma. Estudo exploratório,realizado em 11 de julho de 2017 usando os termos inalador pressurizadoaerossol dosimetrado. Os vídeos foram avaliados por três enfermeiras, independentes e experientes na área, quanto aos critérios de conteúdo, produção e usuários. Dentre os492 vídeos encontrados, seis preencheram os critérios de elegibilidade.Ponto de destaque foi a demonstração incorreta da técnica inalatória em todos os vídeos e a pontuação inadequada na avaliação técnica e de conteúdo. As descobertas deste estudo mostram que os vídeos não são confiáveis e nem compatíveis com as diretrizes de asma e, portanto, não podem ser recomendados para fins educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Cristine Ferreira Fernandes
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: isabelacffernandes@gmail.com.
Karina Machado Siqueira, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: karinams.fen@gmail.com.

Maria Alves Barbosa, Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Enfermagem

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, GO, Brasil. E-mail: maria.malves@gmail.com.

Publicado
04-07-2018
Como Citar
Fernandes, I., Siqueira, K., & Barbosa, M. (2018). Avaliação de vídeos sobre a técnica inalatória na asma infantil: educativos ou midiáticos?. Revista Eletrônica De Enfermagem, 20. https://doi.org/10.5216/ree.v20.48789
Seção
Artigo de Revisão