Amamentação e tecnologias mHealth: análise dos aplicativos móveis para tablets e smartphones

  • Carolina Maria de Sá Guimarães Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Maria Esther Imamura Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Solina Richter Universidade de Alberta, Faculdade de Enfermagem
  • Juliana Cristina dos Santos Monteiro Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Palavras-chave: Aleitamento Materno, Tecnologia da Informação, Comunicação em Saúde, Educação em Saúde

Resumo

Os objetivos deste estudo foram:identificar os aplicativos móveis sobre amamentação em português e analisar o conteúdo destes aplicativos, com base nas recomendações oficiais. Trata-se de estudo transversal e descritivo, que investigou os aplicativos nas lojas virtuais Play Store Apple Store.Foram analisados 12 aplicativos. Todos apresentavam a função de cronômetro, o que está em desacordo com a recomendação de livre demanda. As figuras mais utilizadas pelos aplicativos foram desenhos animados com uso de chupetas e mamadeiras (66,7%/n=8), animais mamíferos relacionando-os à alimentação humana (16,7%/n=2) e fotos produzidas em estúdio (8,3%/n=1). Apesar de os aplicativos apoiarem a amamentação, algumas das informações disponibilizadas são contrárias às recomendações oficiais e não representam a realidade da mulher que amamenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Maria de Sá Guimarães, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Enfermeira, Mestre em Enfermagem em Saúde Pública. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública, nível Doutorado, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail:carolguim@usp.br.
Maria Esther Imamura, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Discente do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: maria.imamura@usp.br.
Solina Richter, Universidade de Alberta, Faculdade de Enfermagem
Enfermeira. Professora Titular da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Alberta. Edmonton, AB, Canadá. E-mail: solina.richter@ualberta.ca.
Juliana Cristina dos Santos Monteiro, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Doutora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP, Brasil. E-mail: jumonte@eerp.usp.br.
Publicado
03-12-2018
Como Citar
Maria de Sá Guimarães, C., Imamura, M. E., Richter, S., & Monteiro, J. (2018). Amamentação e tecnologias mHealth: análise dos aplicativos móveis para tablets e smartphones. Revista Eletrônica De Enfermagem, 20. https://doi.org/10.5216/ree.v20.48578
Seção
Artigo Original