Percepção da família de adolescentes sobre o cuidado no contexto do consumo de drogas

Autores

  • Edite Lago da Silva Sena Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Vanessa Thamyris Carvalho dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Lucas Queiroz Subrinho
  • Patrícia Anjos Lima de Carvalho Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5216/ree.v20.48274

Palavras-chave:

Drogas Ilícitas, Família, Adolescente, Filosofia em Enfermagem

Resumo

O estudo teve como objetivo compreender como o cuidado relacionado ao consumo de drogas é percebido pelos familiares de estudantes do ensino médio, à luz do pensamento de Maurice Merleau-Ponty. Realizado no primeiro semestre de 2015, no domicílio de 14 familiares de estudantes de escola pública no interior da Bahia, Brasil, por meio de entrevista fenomenológica. As descrições vivenciais produzidas foram submetidas à técnica Analítica da Ambiguidade. Os resultados revelam a necessidade de a família e a escola participarem do cuidado relacionado ao consumo de drogas, com vistas à construção coletiva de projetos de vida mais saudáveis. Ao mesmo tempo, os dados apontam a importância de fortalecer a política de redução de danos. O estudo contrasta a visão objetivista em relação ao tema e mostra a importância das ações intersetoriais para o cuidado humano mais efetivo no contexto do consumo de drogas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edite Lago da Silva Sena, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié. Jequié, BA, Brasil. E-mail: editelago@gmail.com.

Vanessa Thamyris Carvalho dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira, Mestre em Enfermagem e Saúde. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, nível Doutorado, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié. Jequié, BA, Brasil. E-mail: nessathamyris@hotmail.com.

Lucas Queiroz Subrinho

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem e Saúde. Jequié, BA, Brasil. E-mail: lucas.q.subrinho@gmail.com.

Patrícia Anjos Lima de Carvalho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Enfermeira, Mestre em Enfermagem e Saúde. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, nível Doutorado, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié. Jequié, BA, Brasil. E-mail: patricia.anjos3@gmail.com.

Publicado

01/10/2018

Como Citar

1.
Sena EL da S, Santos VTC dos, Subrinho LQ, Carvalho PAL de. Percepção da família de adolescentes sobre o cuidado no contexto do consumo de drogas. Rev. Eletr. Enferm. [Internet]. 1º de outubro de 2018 [citado 29º de março de 2024];20:v20a20. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/48274

Edição

Seção

Artigo Original