Intervenções educativas para prevenção de acidentes em pré-escolares: revisão integrativa

Resumo

Os acidentes mais prevalentes em pré-escolares são atropelamentos, afogamentos, quedas, ferimentos e queimaduras. Cuidadores, professores e profissionais da saúde envolvidos no cuidado a essas crianças devem estar centrados em ações de prevenção. O objetivo deste estudo foi investigar as intervenções educativas para prevenção de acidentes em pré-escolares descritas na literatura científica. Revisão integrativa realizada nas bases de dados Scopus, Web of Science, CINAHL, Medline, LILACS, IBECS,BDENF, CUIDEN e na biblioteca virtual Cochrane, utilizando os descritores educação em saúde, prevenção de acidentes e pré-escolares. Foram selecionados 19 estudos, sendo que 13 destes incluíram cuidadores como público-alvo. As tecnologias educacionais mais empregadas foram os jogos, vídeos, materiais informativos, aconselhamentos e palestras. Evidenciou-se que, a adequada seleção da abordagem pedagógica e da tecnologia educacional considerando o contexto sociodemográfico e cultural do público-alvo pode promover melhor efeito no conhecimento nas intervenções educativas acerca da prevenção de acidentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suelen Brito Azevedo, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Mestre em Enfermagem. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil. E-mail: suelenbritoazevedo@gmail.com.

Célia Maria Ribeiro de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva. Discente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Doutorado, da Universidade Federal de Pernambuco. Professor Ensino Básico Técnico Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira. Pesqueira, PE, Brasil. E-mail: cmrvasconcelos@gmail.com.

Luciana Pedrosa Leal, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Doutora em Nutrição. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil. E-mail: lucianapleal@hotmail.com.

Maria Gorete Lucena de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil. E-mail: mariagoretevasconcelos@gmail.com.

Publicado
31-12-2018
Como Citar
Azevedo, S. B., Vasconcelos, C. M. R., Leal, L. P., & Vasconcelos, M. G. L. (2018). Intervenções educativas para prevenção de acidentes em pré-escolares: revisão integrativa. Revista Eletrônica De Enfermagem, 20. https://doi.org/10.5216/ree.v20.47978
Seção
Artigo de Revisão