Dimensões gerenciais na formação acadêmica de enfermagem: uma revisão integrativa

  • Raissa Mont' Alverne Barreto Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família
  • Mayara Nascimento Vasconcelos Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família
  • Etelvina Sampaio Melo Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família
  • Maria Auxiliadora Ferreira Araújo Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família
  • Roberta Cavalcante Muniz Lira Universidade Federal do Ceará
  • Izabelle Mont'Alvene Napoleão Albuquerque Universidade Estadual Vale do Acaraú
Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família, Educação em Enfermagem, Gestão em Saúde

Resumo

Objetivou-se realizar um levantamento da produção científica sobre o processo de formação do enfermeiro para o desenvolvimento de habilidades gerenciais na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de uma revisão integrativa nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e PUBMED, resultando em 14 artigos para análise. Evidenciaram-se lacunas existentes na formação do enfermeiro para habilidades gerenciais. Entretanto, a literatura aponta que, apesar desses desafios, o enfermeiro continua sendo o profissional de saúde mais capacitado para exercer cargos de gestão. As produções refletem a necessidade de educação permanente aos profissionais para reorientação das práticas de trabalho a fim de contemplar suas atividades gerenciais. Assim, enfatiza-se a importância da dimensão gerencial de forma mais significativa no processo de formação que leve ao alcance de metas e à construção de uma prática integral, autônoma e resolutiva para o exercício de uma gerência competente frente às suas ações e responsabilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raissa Mont' Alverne Barreto, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família
Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará, nível Mestrado. Sobral, CE, Brasil. E-mail: raissinha_@hotmail.com.
Mayara Nascimento Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família
Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará, nível Mestrado. Sobral, CE, Brasil. E-mail: mayaravasconcelos92@hotmail.com.
Etelvina Sampaio Melo, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família
Enfermeira. Discente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará, nível Mestrado. Sobral, CE, Brasil. E-mail: etelvinamelo@hotmail.com.
Maria Auxiliadora Ferreira Araújo, Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família
Psicóloga. Discente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará, nível Mestrado. Sobral, CE, Brasil. E-mail: sulypsico@yahoo.com.br.
Roberta Cavalcante Muniz Lira, Universidade Federal do Ceará
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Universidade Federal do Ceará. Sobral, CE, Brasil. E-mail: rcavalcantemunizlira0@gmail.com.
Izabelle Mont'Alvene Napoleão Albuquerque, Universidade Estadual Vale do Acaraú
Enfermeira, Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Sobral, CE, Brasil. E-mail: izabellemontalverne@gmail.com.
Publicado
29-11-2018
Como Citar
Barreto, R., Vasconcelos, M., Melo, E., Araújo, M. A., Lira, R., & Albuquerque, I. (2018). Dimensões gerenciais na formação acadêmica de enfermagem: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica De Enfermagem, 20. https://doi.org/10.5216/ree.v20.47945
Seção
Artigo de Revisão